A Série B começa oficialmente nesta sexta-feira (19) com 20 times em busca das quatro vagas para a Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Após uma longa novela, o público já pode saber quais veículos de comunicação estão envolvidos na competição, com Band e Globo na lista.
Nesta temporada, o modelo de divisão de direitos da Série B é semelhante ao adotado pela FPF (Federação Paulista de Futebol) com o Campeonato Paulista, dando chance para mais de um canal de TV ou streaming transmitir os jogos.
É uma ação que deve ocorrer com o Campeonato Brasileiro Série A a partir do ano que vem. É a forma que a CBF entende como a correta: fatiar os jogos para mais de um interessado e assim fornecer mais de uma opção para o telespectador.
Mesmo diante da definição, não é possível esconder os problemas enfrentados pela entidade máxima do esporte no país na busca por parceiros na TV aberta, especialmente.
Band entra em lista longa de transmissão da Bnad
Com a chegada da Band, os direitos de TV da Série B serão distribuídos em 3 plataformas: TV aberta, TV por assinatura e streaming.
A Globo está com os jogos do Santos em casa, enquanto a TV Brasil tem na mão 4 jogos por rodada na TV aberta. A Band, pelo acordo recente, não tem confirmação de jogos neste fim de semana, mas tudo pode mudar nas próximas horas.
O SporTV segue único na TV paga, com 4 jogos exclusivos por rodada, além do Santos. O canal Goat é o mais abrangente, com 5 jogos por rodada no YouTube.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].