A CBF preparou algumas mudanças importantes no calendário do futebol brasileiro em 2024. Com praticamente tudo acertado para o ano que vem, a confederação coloca seus olhos para a temporada seguinte, e com Julio Avellar, ex-Fifa, como novo diretor da entidade brasileira.
VEJA ESSA
O executivo é integrante da nova safra de diretos da CBF graças ao trabalho de reforma feita pelo presidente Ednaldo Rodrigues. Em relação ao calendário, a vontade é uma só: conversar com clubes, federações e a Globo para encontrar um caminho decente para o novo calendário.
“Ideia todo mundo tem de como, entre aspas, consertar o calendário”, diz Avellar em entrevista ao UOL. “O que é necessário, quero que fique bel claro, precisa de um esforço comum de todos os agentes envolvidos nisso”, acrescenta.
Segundo o diretor, “pode reduzir Estadual, pode reduzir Copa do Brasil, pode reduzir Brasileiro”, mas ele explicou: “Não tô dizendo que vai fazer um ou outro. Esses são os campeonatos. A Fifa não vai reduzir, a Conmebol não vai reduzir”.
A Globo é colocada na entrevista por já ter sugerido que os Estaduais sejam disputados de forma concomitante com as outras competições do calendário. “É uma possibilidade”, avalia. “Não se esse é o melhor caminho. Tem que ser discutido”, considera.
O novo nome da CBF complementa que “uma pessoa pode achar que você dilui a visibilidade daquela competição”, e justifica: “Se bota no meio do Brasileiro, com Copa do Brasil, com Conmebol, acaba que você pensa: ‘Que jogo está sendo disputado?'”.
CBF quer calendário mais justo
A ideia é movimentar o calendário em 2024 e adiante: “Por que o que temos em 2024 de eventos internacionais? Você tem Olimpíada, que vai desfalcar time no Brasil. Você tem Olimpíada, tem Copa América, que a gente não tem o formato da Copa. Pode ser uma Copa América maior. Se for isso, a gente já sabe que é impossível defender as datas-Fifa em 2024”.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.