Chef português José Avillez deixa em definitivo o elenco do Mestre do Sabor

José Avillez não estará na próxima edição do Mestre do Sabor (Imagem: Divulgação / Globo)

A próxima temporada de Mestre do Sabor, prevista para começar no dia 6 de maio, na Globo, terá uma baixa no elenco de colaboradores. Apresentada por Claude Troisgros, a atração não poderá mais contar com o chef português José Avillez.

Segundo o colunista Flávio Ricco, permanecem os jurados Kátia Barbosa e Leo Paixão. Para quem não lembra, durante as gravações da segunda temporada, Avillez precisou retornar para Portugal, para ajudar seus funcionários durante a pandemia do novo coronavírus.

Ele até chegou a aparecer em quatro episódios, mas logo depois passou o avental para o carioca Rafael Costa e Silva – que vai continuar no programa.

No reality, um grupo de chefs experientes precisa mostrar todo o talento ao elaborar diferentes pratos, valorizando a gastronomia nacional. Os competidores são avaliados por renomados jurados e apenas um deles irá se unir ao grupo de Mestres.

Para conquistar uma das 24 vagas em Mestre do Sabor, os candidatos precisam preparar um prato que consideram a sua melhor receita na cozinha. Os três Mestres, Rafael, Kátia e Leo, experimentam os pratos, mas sem saber quem os elaborou.

As avaliações acontecem de forma individual: cada vez que degustam um novo prato, os Mestres decidem se o candidato merece uma vaga no seu time e, assim, a permanência no reality.

Mas, se mais de um Mestre aprovar a receita, é o próprio candidato que vai escolher qual time ele quer fazer parte. A fase Prato de Entrada é finalizada assim: três times, com oito participantes cada um. O vencedor se tornará o Mestre do Sabor e levará um prêmio de R$ 250 mil.

Na primeira temporada, quem conquistou o título foi Gabriel Coelho, que preparou na primeira prova da final um Xinxim de Faisão, Picles de Maxixe, Vinagrete de Maxixe com Palmito Pupunha e Folhas de Ora-pro-nóbis. Na segunda etapa, ele fez uma Banana Grelhada com Alho-poró, Lagostim e Taioba. No prato final, decidiu apostar no Joelho de Porco com Jiló, Tartar de Banana e Couve.

Dário Costa conquistou o título da segunda edição. O menu premiado foi batizado como “Sinais” e teve um crudo de peixe vermelho com leite de castanha como entrada. O prato principal foi anchova com manjericão, tomate e nata.

João Batista, fiel escudeiro de Claude nos programas do GNT, e Monique Alfradique, na função de repórter, também continuam no projeto.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›