Chefe de Conteúdo da Globo, Edna Palatnik deixa a emissora após um ano no cargo

Globo
Edna Palatnik pede demissão da Globo após mais de duas décadas na casa (Imagem: Fabrício Mota / Globo) 

Edna Palatnik deixou a Globo após 23 anos de parceria. Atualmente, ela ocupava o cargo de chefia de conteúdo, onde fazia uma espécie de filtro para as demandas que chegavam para o diretor de Dramaturgia José Luiz Villamarim e para o comandante do Entretenimento Ricardo Waddington.

Uma das suas funções era também manter um relacionamento com os autores. Edna foi considerada uma das últimas remanescentes na estrutura anterior do setor, que já contou com Carlos Henrique Schroder e Mônica Albuquerque. Aos 72 anos, ela estava na emissora desde 1998, quando decidiu retornar após um hiato de uma década.

Palatnik não conseguiu se adaptar as novas reformulações da emissora carioca, principalmente após a demissão de Silvio Abreu, com quem ela tinha uma relação mais próxima. Com os novos diretores, a profissional começou a ter alguns atritos.

Palatnik teve um papel fundamental no processo de renovação de roteiristas iniciado por Abreu, que revelou Lícia Manzo (A Vida da Gente e Sete Vidas), Maria Helena Nascimento (Rock Story), Rosane Svartman e Paulo Halm (Totalmente Demais e Bom Sucesso), Claudia Souto (Pega Pega) e Manuela Dias (Amor de Mãe).

Seu trabalho nos últimos anos foi ficar envolvida em novos projetos e autores para a Globo e Globoplay, principalmente na construção de sinopses e leitura dos primeiros blocos de capítulos. As produções mais recentes foram Aruanas e Desalma, ambas com segundas temporadas confirmadas.

Edna se formou em História e Museologia, com rápida passagem pelo MAM (Museu de Arte Moderna), antes de propor a Walter Clark (1936-1997), então o principal executivo da Globo, a criação de um acervo de textos e imagens da empresa – oficialmente inaugurado em 1976.

Ela liderou uma equipe de bibliotecários e jornalistas com a missão de documentar, registrar e catalogar a produção da emissora, num esforço que resultaria no Cedoc (Centro de Documentação), hoje chamado de Acervo Globo.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›