Chico César é alvo de racismo em programa de rádio e apresentador se desculpa

Chico César
Chico César é alvo de ataque por radialista (Imagem: Divulgação)

Chico César virou alvo de comentários racistas no programa Fala Conde, que é transmitido na cidade de Conde, Paraíba. O músico foi chamado de “negrinho” e “praga” em comentário do apresentador Byra de Jacumã.

“Acabaram com nosso carnaval, que era nosso cartão postal. Fizeram um carnaval para eles. Era aquele negrinho tocando violão nu, como era o nome dele, de Catolé do Rocha? Esqueci o nome daquela praga, ninguém se lembra mais dele. Deixa para lá”, disparou Byra de Jacumã.

Em seguida, o apresentador do programa da rádio, então, garantiu que se referiu a Chico César ao ser perguntado por Renato Vieira, outro comandante do formato.

No Twitter, muitos internautas detonaram o radialista e o acusaram de racismo. “Chico sofreu um preconceito criminoso e cruel. É simplesmente um dos melhores cantores e compositores do Brasil”, afirmou um usuário da rede social.

“Criminoso! Deveria ser preso. Chico César é patrimônio cultural deste país. Sorte da música brasileira tê-lo. Esse vexame de país. Saibam!“, escreveu outro.

Até o momento, Chico não se pronunciou sobre o episódio polêmica. Após a repercussão negativam Byra resolveu comentar a sua fala e pediu desculpas ao artista.

“Em um momento onde o mundo todo incrimina o racismo, eu sofro racismo constantemente na minha vida pessoal, profissional e não poderia ter agido dessa forma. […] Gostaria muito de pedir desculpas e dizer que isso jamais vai se repetir”, declarou.

Depois da polêmica, a prefeitura de Conde também divulgou uma posição oficial para indicar que o programa não tem vínculo com a gestão municipal.

“A Prefeitura Municipal de Conde vem, através desta, esclarecer que o programa ‘Fala, Conde’ é uma produção independente, sem vinculação institucional com a gestão municipal. Desta feita, não pode ser responsabilizada ou ter atrelada a sua imagem a qualquer comentário, ou opinião que por ventura seja feito no referido meio de comunicação“, comentou a gestão.

A Prefeitura ainda salientou: “Isto posto, é importante deixar claro que a gestão municipal repudia e não compactua com quaisquer atos discriminatórios, nem muito menos de racismo. Nesse sentido, tem inclusive adotado políticas públicas para diminuir o histórico fosso de desigualdade infelizmente ainda existente em nosso país”.

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

MAIS LIDAS

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]
Veja mais ›