Ciro Gomes (PDT) soltou o verbo contra o chamado voto útil, que é quando o eleitor, no primeiro turno, ignora o candidato de sua preferência e escolhe um com mais chances. O político aproveitou e criticou artistas que o apoiaram em 2018, como Caetano Veloso e Tico Santa Cruz.
VEJA ESSA
A declaração do pedetista foi feita em São Paulo durante sabatina promovida pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).
O comentário do ex-governador do Ceará veio quando ele foi perguntado sobre posicionamentos de Caetano Veloso e Tico Santa Cruz, que anunciaram voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para derrotar Jair Bolsonaro (PL).
Além dos dois, o chamado voto útil tem sido defendido por outros apoiadores e pela campanha de Lula, que tenta a possibilidade de levar as eleições no primeiro turno.
Ciro Gomes ressaltou que a Constituição prevê dois turnos para que o eleitor possa escolher, na primeira etapa, o candidato que melhor lhe representa.
Para ele, a campanha do PT é classificada como “fascismo de esquerda”, que, na avaliação dele, tem o objetivo de “aniquilar alternativas”, simplificando o debate de ideias.
O ex-ministro do governo Lula ainda disse que “um de cada três eleitores que dizem declarar voto ao Lula o fazem por uma razão pragmática”. Segundo o político, as pessoas veem o ex-presidente como “o cara que vai tirar o Bolsonaro e sua falta de educação, sua grosseria, seu banditismo”.
“É o voto Caetano Veloso, é o voto Tico Santa Cruz. [São] boas pessoas, mas que todos estão lá com a vida ganha. Quem tá preocupado com o dia seguinte é quem não tem plano de saúde, não tem como pagar a mensalidade escolar, é quem está submetido ao terrorismo das facções criminosas nas periferias, é quem tá na fila de cirurgia eletiva”, completou.
Ciro Gomes é alvo de atitude de Tico Santa Cruz
Defensor do projeto de Ciro Gomes, Tico revelou, recentemente, que é um defensor do voto útil em Lula por compreender que o ex-ministro “não tem chances” de ir para o segundo turno.
Caetano Veloso, por sua vez, destacou que, embora “racionalmente falando” seu candidato seja o pedetista, ele vai votar no candidato do PT já no primeiro turno.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.