Grande clássico das novelas brasileiras, Xica da Silva (1996) passou por uma situação preocupante nos últimos dias. O trama protagonizada por Taís Araújo não está mais disponível para os telespectadores.
VEJA ESSA
Segundo a Folha de S. Paulo, o YouTube resolveu excluir o canal que disponibilizava a trama para o público. Esse era o único espaço que mantinha a produção completa.
A novela foi escrita por Walcyr Carrasco e produzida pela extinta TV Manchete. O cantor Tiago Leonardo havia disponibilizado os 180 capítulos da versão internacional. O pacote de episódios havia sido exibido pelo canal Pasiones, dos Estados Unidos.
O Google foi questionado sobre essa atitude inesperada e afirmou que as cenas de nudez e sexo foram o motivo da exclusão.
Responsável por publicar Xica da Silva na web lamentou a decisão da plataforma de vídeos
O dono do canal onde a trama estava disponibilizada mantem um blog falando sobre a produção e lamentou a decisão. Leonardo esclareceu que vai tentar encontrar uma forma de disponibilizar os capítulos novamente.
Os direitos autorais de Xica da Silva prejudicam a compra do título para alguma plataforma de streaming no Brasil. Walcyr Carrasco detém o roteiro, mas a obra completa pertence a empresa Bloch Som e Imagem.
Em 2005, a novela foi vendida para o SBT, que a reprisou, mas ninguém ouviu falar nada novamente depois de todos esses anos. Assim como outras produções da TV Manchete, a versão original de Xica da Silva se tornou uma obra perdida.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.