Claudia Raia celebra reprise de Tititi e cita saudade de Jorge Fernando

Claudia Raia
Claudia Raia (Jaqueline) em Tititi; atriz celebra reprise da novela em Vale a Pena Ver de Novo (Imagem: Blenda Gomes / Globo)

O remake de Tititi (2010), que a Globo reapresenta a partir do próximo dia 29 em Vale a Pena Ver de Novo, conta com o talento de Claudia Raia. A atriz encarnou Jaqueline, tipo reservado para Sandra Bréa na versão original – os perfis, aliás, diferem bastante. Em entrevista, Claudia celebrou a possibilidade de rever a novela, bem como resgatar as lembranças do amigo Jorge Fernando, diretor artístico.

Jaqueline é uma personagem tão querida por mim e pelo público. Ela é sempre muito lembrada. Foi uma novela deliciosa, mais um trabalho com meu querido parceiro Alexandre Borges, que é meu marido da ficção de tanto par romântico que fizemos juntos”, destacou Raia, aos risos. A parceira com Jorginho foi reverenciada na sequência:

Sem contar que é mais um trabalho em que fui dirigida pelo meu amigo-irmão Jorge Fernando. Vai ser uma maneira de matar a saudade que sinto dele todos os dias”.

A atriz recordou a orientação de Jorginho para a construção da personagem, bem como as referências da primeira versão. “Quando Jorge Fernando falou comigo sobre o trabalho, ele disse que queria que a minha personagem fosse a primona do Brasil. E assim foi! […] A Jaqueline da primeira versão foi interpretada pela Sandra Bréa, que é minha grande referência de musicais feitos em televisão. As nossas Jaquelines foram bem diferentes, mas foi muito interessante essa reverência a ela, observou.

Foi interessante também porque foi a primeira personagem de novela que eu interpretei depois de ‘A Favorita’, e Jaqueline e Donatela não poderiam ser mais diferentes”, salientou, citando o bem-sucedido folhetim de João Emanuel Carneiro.

Claudia Raia também analisou as semelhanças entre ela e o tipo desenhado por Maria Adelaide Amaral nesta atualização da obra de Cassiano Gabus Mendes. “Ao mesmo tempo que eu e Jaqueline temos muito em comum, também somos muito diferentes. Acho que a exuberância, o interesse por moda e o humor, ter essa lente do humor para a vida, são características que compartilhamos. Mas quando você olha a personagem mais a fundo, percebe que somos completamente diferentes”, ressaltou.

Além de Jorginho, a figurinista Marília Carneiro e os colegas Alexandre Borges e Fernanda Souza tornaram-se fundamentais para o trabalho em Tititi. Sobre as lembranças do público a respeito da novela, Claudia exalta: “Até hoje o público ainda fala da Jaqueline, do cabelo dela. O jeito fofo e super romântico da Jaqueline seduziu o público completamente”.

Quanto aos planos futuros, Raia afirmou que espera apenas ser vacinada. Enquanto isso, ela vai desfrutar da comédia em torno de Ari / Victor Valentim (Murilo Benício) e André / Jacques Leclair (Alexandre Borges), desafetos desde a infância, que se enfrentam no mundo da moda. Também o drama de Marcela (Isis Valverde), que leva uma vida dupla para preservar sua gravidez.

Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog "Vivo no Viva", repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›