Com agressão e assédio, cenas de José Mayer são excluídas de Fina Estampa

Fina Estampa

Edição escondeu “preliminares violentas” em transa de Tereza Cristina e Pereirinha em Fina Estampa (Imagem: Divulgação / Globo)

Com a edição especial de Fina Estampa no horário nobre, a Globo vem excluindo diversas cenas consideradas politicamente incorretas e criando uma versão mais light daquela que foi ao ar originalmente em 2011.

No capítulo desta sexta-feira (22), por exemplo, ficou de fora diversas sequências polêmicas que resultam na primeira relação sexual de Tereza Cristina (Christiane Torloni) e Pereirinha (José Mayer).

Em uma das cenas não mostradas, o pilantra rouba um beijo da socialite e, após levar um tapa na cara, revida a agressão. Revoltada com a violência, a esposa de René (Dalton Vigh) sobe o tom e diz que nunca foi tão humilhada em toda sua vida. “Tem mulher que gosta”, argumenta Pereirinha.

A vilã, então, ameaça ir até uma delegacia e denunciar o ex-marido de Griselda (Lilia Cabral) por assédio, mas é impedido por ele. O pescador começa a fazer movimentos de hipnose e dá ordens para a futura comparsa. “Você vai sair dessa sala, vai subir por ali e ir direto pro meu quarto. Sem pestanejar, sem pensar duas vezes”, instrui.

Na sequência, esta já mostrada na edição especial, os dois aparecem no quarto e, aparentemente confusa, Tereza Cristina pergunta o que o mau caráter quer dela. Pereirinha diz que “quer tudo” e rasga o vestido da megera, deixando os seus seios à mostra. A perua aceita às investidas e vai para a cama com ele.

Assédio na vida real

As cenas exibidas em Fina Estampa coincidem com o acontecimento da vida real que afastou o intérprete do Pereirinha na TV. Em 2017, José Mayer foi acusado de assediar sexualmente a figurinista Susllem Tonani nos bastidores da novela A Lei do Amor. Na época, o ator assumiu a conduta indevida e pediu desculpas para a profissional em uma carta de pronunciamento.

O caso gerou discussão em todo o país e deu origem ao movimento #MexeuComUmaMexeuComTodas. Mayer acabou sendo afastado do vídeo e, dois anos depois, não teve o seu contrato renovado com a Globo, encerrando de forma dramática uma parceria de 35 anos.

Daniel Ribeiro
Escrito por

Daniel Ribeiro

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].