Com baixa audiência, SBT bate o martelo e tira outro programa infantil do ar

O SBT anunciou a retirada do programa Luccas Toon da grade de programação, após dois anos no ar. O programa, que exibia esquetes protagonizadas pelo influenciador infantil Luccas Neto, não terá o contrato renovado para 2026 e será retirado do ar em janeiro.

Contrato com o influencer Luccas Neto não foi renovado para 2025. (Imagem: Divulgação/SBT)

A atração, que ocupava as manhãs de sábado desde o início de 2024, não conseguiu alcançar os resultados de audiência esperados e foi duramente impactada pelo alto custo de licenciamento do conteúdo. De acordo com fontes próximas à emissora, a baixa audiência foi o principal fator que contribuiu para o fim do programa.

Desde que estreou no SBT em março de 2024, o Luccas Toon não conseguiu agradar o público, com índices de audiência frequentemente abaixo de 1 ponto na Grande São Paulo — o que equivale a cerca de 199 mil telespectadores. Com a audiência abaixo do esperado e a pressão por resultados positivos, a emissora tomou a decisão de não renovar o contrato.

Além disso, em maio de 2025, devido aos baixos números, o programa passou por uma mudança drástica de horário. O Luccas Toon, que inicialmente estava previsto para um horário nobre entre 11h15 e 12h15, foi transferido para a manhã, com exibição às 6h. Mesmo com essa mudança, o desempenho continuou abaixo das expectativas.

Mudança de programação no SBT

Com a saída do Luccas Toon, o SBT decidiu aumentar a duração do Sábado Animado, tradicional programa infantil apresentado por Silvia Abravanel nas manhãs de sábado. O Sábado Animado tem sido uma das atrações mais estáveis da emissora, e a ampliação de sua programação é uma estratégia para reforçar a presença do canal no segmento infantil.

SBT busca alternativas para renovar a grade. (Imagem: Divulgação/SBT)

Apesar do revés na TV aberta, Luccas Neto continua sendo um dos maiores nomes do YouTube no Brasil e deverá seguir com sua carreira de influenciador digital, com novos projetos voltados para o público infantil. No entanto, a experiência na TV não teve o impacto que muitos esperavam, refletindo a diferença entre o sucesso no digital e a adaptação à televisão.

O SBT, por sua vez, busca novas alternativas para fortalecer sua programação infantil, com a certeza de que o público busca um conteúdo que se alinhe mais aos seus interesses. Com a saída de Luccas Neto, o canal aposta na estabilidade de programas como o Sábado Animado para manter a audiência do segmento.

 

 

Daniele Gomes
Escrito por

Daniele Gomes