Com crise, Valdemiro Santiago vira garoto propaganda de suplemento alimentar

Valdemiro Santiago
Pastor Valdemiro Santiago, fundador da Igreja Mundial, faz merchan de suplemento na TV (Imagem: Reprodução / YouTube)

A crise causada pela pandemia da Covid-19 afetou boa parte da população, inclusive as instituições religiosas. Enfrentando uma queda nas arrecadações de dízimos e doações, o pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, decidiu virar garoto-propaganda durante o horário reservado a conteúdos evangélicos.

Segundo o colunista Ricardo Feltrin, recentemente, ele surgiu fazendo merchandising de um suplemento alimentar. A divulgação deu-se durante o programa de cultos que a liderança religiosa apresenta na Rede Brasil. Na ocasião, ele ainda lista as qualidades do produto e faz recomendações.

Essa não é a primeira vez que Santiago faz esse tipo de serviço na sua programação. No ano passado, o pastor surgiu fazendo propaganda dos colchões da Sono Quality.

Estou aqui para falar de um assunto diferente, do colchão Sono Quality. E olha que eu dormia na minha infância num chão batido, numa esteira de taboa. Olha o que Deus fez na minha vida. Hoje eu posso dormir num Sono Quality, que é o que tem de mais avançado em tecnologia em matéria de colchão. E o Sono Quality te proporciona uma sensação de bem-estar. Eu posso falar, porque eu tenho em casa, na minha suíte na igreja. Olha o que Deus faz na vida das pessoas. Ele vai dar condição para você ter um também“, avisou Valdemiro, na época.

Apesar de surpreendente, a atitude não é considerada ilegal. Inclusive, outros religiosos, como padres católicos, também fazem esse tipo de parceria, só que com agências de viagens destinadas para Portugal ou Israel. Eles recebem cachê de acordo com o volume de passagens vendidas.

Cabe lembrar que a Igreja Mundial vem enfrentando alguns problemas financeiros há alguns anos. Em 2012, o líder da igreja chegou a ser investigado pelo Ministério Público e Receita Federal, sob suspeita de desvio de dinheiro para comprar propriedades.

Segundo Santiago, que sempre se declara inocente, tudo não passa de perseguição da Igreja Universal, que ele fez parte durante muitos anos. Em 1998 Valdemiro deixou a instituição de Edir Macedo e fundou a sua própria. Atualmente, a Mundial está instalada em ao menos 20 países e diz ter 6.000 templos e 2 milhões de seguidores.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›