Com “Jezabel”, Record aposta em super produção gravada no Marrocos

Jezabel

“Jezabel” estreia nesta terça-feira (23) na Record (Imagem: Reuber Diirr / RD1)

A Record reuniu a imprensa na semana passada para apresentar sua nova macrossérie. Intitulada “Jezabel”, a trama teve quase 100% de suas cenas gravadas em externas. As belezas e mistérios do Marrocos foram escolhidas como cenário para compor a história da princesa fenícia Jezabel, interpretada pela atriz Lidi Lisboa.

O Marrocos foi palco das gravações da macrossérie que tende a ser uma grande novidade na tela da emissora. De acordo com o diretor Alexandre Avancini, a super produção é excelente e movida pela motivação de cada integrante da equipe. “Nós temos uma parceria com a Formata Produções que trouxe equipamentos de ponta para fazer um trabalho bonito e de qualidade”, começou o diretor, enaltecendo a estrutura que a produção tem e revelando que toda a história será gravada em 4K – termo utilizado para designar a resolução da televisão digital com som e imagem de cinema.

Avancini ainda exaltou a cenografia da novela. “Este cenário é o melhor que tive a experiência de trabalhar. Este palácio [cenário localizado em Paulínia, interior de São Paulo, onde as gravações acontecem, no Polo Cinematográfico de Paulínia] é uma das maravilhas que pude acompanhar desde a construção. Vale também falar da fotografia, figurino, produção de arte e musical, caracterização e todo o elenco da novela que abraçou esta proposta desde o início. É isso que me motivou desde o começo das gravações. Ver cada integrante da nossa equipe, empenhado em dar o seu máximo e fazer o seu melhor e isso poderá ser visto no próxima terça-feira (23)”, disse o diretor.

Ao todo, foram cerca de 300 profissionais envolvidos nos trabalhos com mais de 5 mil figurantes, sendo 3 mil no Brasil. A produção, que terá cerca de 80 capítulos, contou com mais de 6 mil peças de figurinos, além de 600 espadas de metal feitas para a trama, e 240 estátuas para compor a cenografia.

Avancini ainda ressaltou a importância da produção brasileira na finalização dos efeitos especiais. “Antes, nós finalizávamos as produções da Record nos Estados Unidos. Nós mandávamos os arquivos para eles fazerem os efeitos das nossas novelas. Hoje em dia, as finalizações são feitas aqui no Brasil. Isso é um orgulho para nós, afinal, produzimos tudo aqui sem depender de ninguém mais, ou sejam produção brasileira e de qualidade”, destacou o diretor, afirmando que “Jezabel” terá mais de 30 horas de efeito especial na pós-produção.

Para o ator Juan Alba, este é seu melhor momento profissional com um mercado que tem sido bem valorizado. “Eu me sinto muito feliz aqui na Record pela forma como valoriza a teledramaturgia, investindo pesado, dando estrutura, o que é fundamental para o nosso trabalho ser de qualidade e, claro, para o resultado poder ser visto na novela ‘Jezabel’ que está maravilhosa. Eu convido a todos a acompanharem a história a princesa fenícia que é feita pela Lidi [Lisboa] e tem uma história fenomenal. É mais um acerto da Record”, convidou o galã.

De acordo com Leonardo Miggiorin, o mercado de novelas tem fomentado a busca pela qualidade e a necessidade de se produzir boas histórias com qualidade técnica e de história. “Bom que a produção se amplie e independente do formato, o público sempre vai querer novas histórias. O mercado ampliando é ótimo para os profissionais, bom para o público que tem novas opções que é quem acaba ganhando de fato com essa oferta. Por meio de novas opções, é o público que vai dizer qual trama, história ou produção é a que atende às necessidades dele. É saudável concorrer e trazer novas formas de contar histórias e ‘Jezabel’ é uma excelente opção para quem gosta de novelas”, explicou Leo.

André Bankoff observou os detalhes do cenário. “Este cenário é muito rico é cheio de detalhes como pintura, textura, arte e outros aspectos que chamam a atenção pela realidade de quem chega aqui no estúdio. É impressionante essa busca pela perfeição que a Record vem se preocupando e investindo. Eu acho muito saudável, tanto para o mercado quanto para nós, atores, que investimentos como esses sejam feitos por várias emissoras. Isso possibilita mais vagas de trabalho e oferece um produto de qualidade aos telespectadores”, contou o loiro, que dará vida ao rei Acabe, casado com Jezabel.

Muito assediada pelos jornalistas, a atriz Lidi Lisboa estava empolgada com a trama que será a protagonista. Em entrevista, Lidi deixou alguns mistérios no ar por não revelar muitos detalhes sobre a história. “Pode esperar tudo de Jezabel”, disse a atriz, monossilábica. “Eu espero que as pessoas acompanhem esta novela que é uma história de superação”, pontuou e emendou: “Acho que as pessoas vão se identificar com a personagem, pois a Jezabel é uma mulher de garra e forte. Foi uma doação minha para esta personagem”.

A história da princesa fenícia Jezabel (Lidi Lisboa) se passa em Samaria, capita do Reino do Norte (Israel). Sua trajetória está relatada no Antigo Testamento, nos livros de 1 Reis 16.29 e 2 Reis 9.34.

Jezabel é uma princesa idólatra que se casa para tentar impor ao povo israelita a adoração de seus deuses pagãos. A maioria dos israelitas acata as imposições de Jezabel, mas o profeta Elias (Iano Salomão), além de outros profetas e israelitas fiéis a Deus, não. Elias se torna o maior adversário de Jezabel.

(Imagem: Reuber Diirr / RD1)

O elenco de “Jezabel” reunido (Imagem: Reuber Diirr / RD1)

(Imagem: Reuber Diirr / RD1)

Andre Bankoff

Andre Bankoff será Acabe (Imagem: Antonio Chahestian / Record)

Lidi Lisboa

Lidi Lisboa será Jezabel (Imagem: Antonio Chahestian / Record)

Reuber Diirr
Escrito por

Reuber Diirr

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!