Com morte de Del Rangel, TV Cultura anuncia novo diretor de programação

Eneas Pereira
Eneas Pereira assume o posto de Diretor de programação, após morte de Del Rangel (Imagem: Divulgação)

A TV Cultura definiu o seu mais novo diretor de programação, após a morte de Del Rangel, vítima de um infarto fulminante na última quinta-feira (16). Eneas Carlos Pereira foi o escolhido para assumir o posto.

O executivo, que trabalha na emissora desde 2008, já entrou na função na última segunda-feira (20). Ele trabalhava com o antecessor. As informações foram confirmadas pela assessoria de imprensa, através de comunicado oficial.

O canal da Fundação Anchieta anunciou que o profissional tem “longa vivência em produção, criação e gestão de audiovisual, em especial na televisão”. Ele foi destacado como um nome “reconhecido nos meios artísticos e culturais”.

Além da sua atuação na TV, Pereira é autor literário, dramaturgo e roteirista de cinema. No seu currículo, o mais novo diretor escreveu o roteiro do programa infantil Bambalalão em 1990, junto com Carlos Queiroz Teles.

O profissional ainda fez parte da criação de outros programas, destinado ao público infanto-juvenil como Cocoricó (1996-2013) e Pé na Rua (2007-2011). Além disso, assinou as séries Autor por Autor (2010) e Lá e Cá (2010), produzidas em parceria com a RTP (Rádio e Televisão de Portugal). Pereira também se destacou em projetos na Record nos anos 2000.

O diretor de TV, Del Rangel morreu na noite da última quinta-feira (16), em São Paulo, aos 65 anos. O profissional conhecido por inúmeros trabalhos nas principais emissoras do país passou mal quando voltava para casa após deixar a TV Cultura.

Antônio Rangel Pereira nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1955. Ele foi casado com Regina Duarte entre 1983 e 1995. A informação do falecimento foi confirmada pela Diretoria Executiva da Fundação Padre Anchieta, que chamou Del para integrar a alta cúpula da emissora após um convite feito pelo presidente da TV, José Roberto Maluf, em 2019.

Na casa, o diretor foi responsável pela programação e esteve empenhado nas últimas mudanças do Roda Viva, Provocações, entre outros. Ele trabalhou ao lado de Edson Kawano, Carlito Camargo, Paulo Ramos, Adriana Muniz e Maura Vannozzi.

Na carreira, o produtor esteve em produções de Globo, SBT, Record e Band. No canal carioca, esteve envolvido em na minissérie Os Maias, em 2001. Ainda na Globo, fez várias novelas e séries nas décadas de 1980 e 1990, dirigindo sucessos como Cambalacho (1986), O Outro (1987) e Bebê a Bordo (1987), entre outras.

Em 2008, foi chamado por Silvio Santos para assumir a Direção de Teledramaturgia no lugar de David Grimberg. No SBT, Rangel dirigiu Éramos Seis (1994), As Pupilas do Senhor Reitor (1994), Sangue do Meu Sangue (1995), Razão de Viver (1996) e Carrossel (2012).

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.