Com projetos de séries polêmicas, Emanuel Jacobina quer se “aposentar” de Malhação

Emanuel Jacobina
Além de novela das 19h, Emanuel Jacobina prepara novas sinopses para a Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

Após encerrar precocemente a última temporada de Malhação, Toda Forma de Amar, Emanuel Jacobina tem novos projetos na Globo. O autor está aproveitando a quarentena para desenvolver novos trabalhos, além da novela Dias Felizes, que disputa a fila das 19h há um bom tempo.

Um desses projetos envolve uma série sobre o HIV, assunto retratado pela primeira vez na TV através da novela Carmen (1987), da extinta TV Manchete, mas que ainda é cercado por tabus e preconceitos. O tema também foi abordado em outra obra do autor, Malhação – Seu Lugar no Mundo (2015), por meio do personagem Henrique (Thales Cavalcanti), mas a construção da história gerou críticas de militantes do combate à AIDS por informações imprecisas sobre as formas de transmissão da doença.

Outro projeto no radar de Jacobina é uma trama sobre o período da Ditadura Militar (1964-1985) no Brasil, criado pela pesquisadora, jornalista e roteirista Taynara Prado, que integrou a equipe de redatores da última Malhação. Neste trabalho, o escritor veterano atuaria como colaborador.

Apesar do futuro incerto na TV, Emanuel não pretende escrever novas temporadas de Malhação. Ele foi um dos criadores da trama, em 1995, e chegou a escrever cerca de 10 temporadas do folhetim nos últimos 25 anos, sendo seis delas seguidas, entre 95 e 2001. O dramaturgo pretende dar espaço para novos roteiristas, embora reconheça que essa decisão depende do aval da Globo.

Apesar de ter o nome fortemente atrelado à novelinha teen, Emanuel Jacobina participou do desenvolvimento de outros trabalhos importantes nos últimos anos, entre eles os seriados Sai de Baixo (1996-2000) e A Grande Família (2001-2014), a novela Coração de Estudante (2002), em coautoria com Carlos Lombardi, além de ter colaborado com Kubanacan (2003) e Beleza Pura (2008).

CONTINUE LENDO →

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.