Com Record perdida, SBT já é vice-líder em 75% do dia

Cidade Alerta

Luiz Bacci à frente do Cidade Alerta; atração evita mal maior (Imagem: Reprodução / Record)

A crise de audiência pela qual passa a Record atualmente transformou em ficção o inatingível slogan A Caminho da Liderança, lançado em 2004 e abandonado anos atrás.

Neste 2022 de parcos investimentos, o canal de Edir Macedo perdeu terreno e tomou o rumo da pequenez, a exemplo de SBT e Band. Ameaça à Globo? Nem no sonho.

Na última quarta-feira (03), na Grande São Paulo, a Record ficou atrás do SBT em 75% do dia. Perdeu na média manhã (6h/12h), por 3,5 a 2,8; na média noite (18h/0h), por 6,3 a 5,5; e na média madrugada (0h/6h), por 2,4 a 0,9.

A rede de Edir Macedo logrou êxito apenas na média tarde (12h/18h), quando o Balanço Geral SP e o Cidade Alerta fizeram a diferença: 5,7 x 3,5. Ainda assim, nas 24 horas do dia, o placar foi favorável ao SBT: 3,9 x 3,7. No mesmo período, a Globo foi líder com 12,1 pontos.

O declínio da Record, porém, não ocorre em um momento de crescimento do SBT. Muito pelo contrário. A emissora de Silvio Santos não esboçou uma guinada significativa, apenas acabou beneficiada pela crise da concorrente, por ora maior que a sua.

O tombo da Record pode ser associado, principalmente, às decisões equivocadas tomadas no horário nobre nos últimos meses. A ideia de jerico de trocar um folhetim bíblico por uma série teen é típica de quem não entende do riscado. A opção por uma reprise de uma novela recentemente exibida, mais ainda. Deu no que deu.

João Paulo Dell Santo
Escrito por

João Paulo Dell Santo

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].