Comentaristas da Globonews discutem feio ao vivo sobre governo Lula

Luiz Fábio Almeida

01/11/2022

GloboNews

Demétrio Magnolli e Gerson Camarotti trocaram farpas (Imagem: Reprodução – GloboNews / Montagem – RD1)

A GloboNews mais uma vez contou com uma discussão entre comentaristas durante o Em Pauta, nesta segunda-feira (31). Demétrio Magnolli e Gerson Camarotti trocaram farpas enquanto falavam sobre a possível composição do novo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Um dia depois do resultado das eleições, a discussão ocorreu quando Demétrio criticou uma possível escalação ministerial envolvendo nomes de políticos e partidos que seriam oposição ao próximo governo.

Questionado por Marcelo Cosme sobre como Lula vai distribuir os seus cargos, o jornalista opinou: “A obrigação de Lula é governar com sua coligação original”.

Isso, porque, segundo ele, aliados fortes que o petista conseguiu no segundo turno das eleições, como Simone Tebet (MDB), Marina Silva (Rede) e nomes do PSDB, não deveriam ter participação no novo governo.

“Se essas pessoas vão entrar no governo… Não há nenhuma regra democrática que diga isso. E se elas entrarem no governo, isso deixa o Brasil numa situação onde exista um governo de todo mundo e um oposição puramente bolsonarista. Não é muito democrático isso“, declarou.

Camarotti fez uma expressão negando a fala do colega de programa e pediu que o outro jornalista discorresse melhor a sua análise. “Você tá se referindo a quem exatamente?”, questionou o comentarista político.

Demétrio, então, citou Ciro Gomes, Simone Tebet e os economistas do Plano Real, que, de acordo com ele, não estariam contempladas no programa de Lula.

O outro jornalista discordou e ressaltou, por exemplo, que a senadora conseguiu incluir pontos específicos no governo e destacou que o MDB receberá uma negociação.

Demétrio apontou que algo típico da política nacional “é mensalão, petrolão e orçamento secreto” e voltou a reforçar a sua análise: “O que eu estava dizendo dessa vez é que as pessoas e os partidos que apoiaram Lula no segundo turno rompessem a tradição de fazer um governo baseado em acordos programáticos”.

Apresentador da GloboNews tenta cortar discussão

Os dois seguiram discutindo sobre a composição do novo governo e Marcelo Cosme tentou intervir para dar prosseguimento ao Em Pauta. No entanto, deixou que, rapidamente, eles concluíssem suas análises.

No encerramento, então, Demétrio disse que o outro jornalista não sabe que há um programa de governo de Lula. Gerson rebateu e afirmou que não existe um programa lançado e que Simone não foi cooptada, por isso, é natural a possibilidade dela aceitar um possível cargo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]