A negociações da compra da Fox pela Disney passaram a ser investigadas pelo Congresso estadunidense, para determinar se a aquisição representa ou não um caso de formação de truste.
Um truste é configurado quando uma empresa específica, que já lidera seu segmento de atuação, compra uma de suas concorrentes e detém o controle majoritário sobre o mercado em questão.
De acordo com a imprensa norte-americana, a transação, que dá plenos poderes à Disney, pode limitar a oferta aos consumidores ao mesmo tempo em que acrescenta pelo menos 300 canais internacionais.
A Disney e seu presidente, Bob Iger, ainda não se pronunciaram sobre o novo desdobramento, mas a possibilidade de uma inquérito sobre o acordo com a Fox já era cogitada.
Saiba Mais:
Desenho “Os Simpsons” “previu” compra da Fox pela Disney em 1998
Disney compra parte da Fox por US$ 52 bilhões
Henrique Brinco é baiano, formado em Comunicação Social pela Unijorge, de Salvador. Atua no jornalismo desde 2008, passando pelas editorias de política, cidades, cultura e entretenimento em diversos portais de notícias, locais e nacionais. É colaborador do RD1 desde 2012, onde já foi responsável pela editoria de Famosos e autor da coluna Por Trás da Mídia. É fã número 1 de reality shows. Fala besteira no Twitter (@brinco) o dia todo também!