Comunicado: Globo cancela novela e faz anúncio em pleno feriado; entenda

Em pleno feriado desta segunda-feira (21), a Globo surpreendeu ao anunciar mudanças importantes em sua programação.

Globo
Globo anunciou mudanças na programação (Imagem: Reprodução / Globo)

Em função da morte do papa Francisco (1936–2025), a emissora cancelou a exibição da reprise de História de Amor e também do programa Globo Esporte, ampliando o espaço para o Jornal Hoje.

A decisão foi confirmada pela própria Globo em comunicado oficial à imprensa, informando que a grade passaria por alterações para permitir uma cobertura mais robusta do falecimento do líder religioso.

“A Globo fará uma ampla cobertura sobre a morte do papa Francisco. Na TV Globo, as notícias do esporte serão contempladas nos telejornais locais; e o Globo Esporte desta segunda-feira será cancelado”, disse a nota.

Além da suspensão do programa esportivo, a edição especial de História de Amor, que vinha sendo reapresentada nas manhãs da emissora, também ficou de fora.

“O Jornal Hoje será ampliado e, por isso, a edição especial com História de Amor também não será exibida, além de atualizações da cobertura nos intervalos da programação”, informou a Globo.

A emissora reorganizou toda a faixa do meio-dia para acompanhar o desenrolar das homenagens e repercussões internacionais da morte do papa. Segundo comunicado enviado às afiliadas, o Jornal Hoje será exibido em duas edições ao longo do dia:

  • 11h45 às 12h15 – Jornal Hoje (1ª edição)
  • 12h15 às 13h00 – Telejornais locais
  • 13h00 em diante – Jornal Hoje (2ª edição), sob o comando de Roberto Kovalick

Além da TV aberta, a cobertura também se estende à GloboNews, que fará uma programação especial ao longo de todo o dia, com repórteres e correspondentes detalhando os desdobramentos da morte do pontífice.

A morte do papa Francisco e a cobertura da Globo

O papa Francisco morreu aos 88 anos em Roma, na madrugada desta segunda-feira. Ele foi o primeiro pontífice latino-americano da história da Igreja Católica e deixa um legado marcado por gestos de simplicidade, diálogo com outras religiões e defesa dos mais pobres.

O anúncio oficial do falecimento foi feito pelo Vaticano pouco antes das 5h (horário de Brasília), e causou comoção imediata em todo o mundo.

A Globo foi uma das primeiras emissoras a noticiar a morte, com cobertura iniciada durante o Hora Um, e agora intensifica a programação jornalística para acompanhar os desdobramentos do velório, homenagens e a movimentação no Vaticano em torno do futuro da Igreja.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]