Conheça 5 lições de Silvio Santos que podem te ajudar a prosperar nos negócios

Para Silvio Santos, o tempo parece não passar
Para Silvio Santos, o tempo parece não passar (Imagem: Divulgação / SBT)

Completando impressionantes 90 anos de idade neste sábado (12), Silvio Santos parece nunca ter sido tão atual e vê sua imagem diante do público se rejuvenescer a cada dia.

Uma das personalidades mais amadas de todo o país, o dono do SBT atrai tanto jovens quanto anciãos e, além de sua atuação como apresentador, é símbolo de uma trajetória profissional de grande sucesso. Antes de ser um ícone da comunicação, Senor Abravanel foi um empreendedor inigualável.

Numa reportagem especial, o RD1 selecionou 5 lições práticas adotadas pelo jovem camelô que se transformou num dos homens mais ricos de todo o país. Leia e descubra como o dono dos bordões mais divertidos da TV pode influenciar diretamente os seus negócios.

Confira:

O bilionário já foi vendedor ambulante
O bilionário já foi vendedor ambulante (Imagem: Divulgação / SBT)

1) Quanto maior for o sonho, maior será a realidade

Antes de ser Silvio Santos, este senhor de 90 anos já foi o jovem Senor Abravanel, um descendente de judeus sem grandes posses financeiras.

Ainda camelô, Senor traçou metas ousadas e foi corajoso o bastante para idealizar alcançar patamares maiores do que aqueles com os quais estava acostumado. O jovem trabalhou para ir além dos limites de sua condição social numa época em que galgar degraus profissionais era ainda mais difícil do que é hoje.

Pode parecer apenas um clichê, mas a capacidade de sonhar alto é fundamental para o nascimento de um grande negócio. Pesquisas comprovam que a força de vontade humana é limitada pelos objetivos de quem a possui. Em suma: Quanto maiores forem os seus sonhos, maior será a sua garra.

Ao menos foi assim na vida do jovem Abravanel, que, de vendedor ambulante das ruas de São Paulo, passou a ser o bilionário mais querido do Brasil.

As 'colegas de trabalho' de Silvio lhe garantem o lucro
As colegas de trabalho de Silvio lhe garantem o lucro (Imagem: Divulgação / SBT)

2) Estude seu público-alvo

Tanto no comércio quanto na TV, Silvio se destacou por sua popularidade. Querido pelo público, conquistou clientes e audiência em grande parte devido a sua capacidade de produzir exatamente o que as pessoas queriam comprar ou assistir.

Ainda nos tempos de camelô, percebeu que poderia fidelizar clientes através de um carnê, dando início ao lendário Baú da Felicidade. Na TV, investiu em gincanas, brincadeiras e concursos simplórios que iam ao encontro do anseio dos telespectadores e o transformaram no maior ícone do veículo.

De acordo com o Sebrae, muitos empreendedores falham por pensarem em seus próprios gostos, esquecendo-se de seu público-alvo. Invista não segundo suas próprias vontades, mas em consonância com a demanda. Ao decifrar os desejos de seus clientes, você estará com a faca e o queijo (ou, neste caso, com o baú e a chave) nas mãos.

Proximidade com o público é uma das receitas de Silvio para o sucesso
Proximidade com o público é uma das receitas de Silvio para o sucesso (Imagem: Divulgação / SBT)

3) Invista em diferenciais

Em que outro programa você veria o apresentador lançar aviõezinhos de dinheiro para o auditório? Onde mais se veria palavras-cruzadas valendo R$ 1 milhão e sonhos sendo guardados atrás das Portas da Esperança?

Foi graças a excentricidades como estas que Silvio Santos ditou moda e adotou um estilo inigualável, alcançando um status único entre todos os apresentadores de TV da história.

No mercado de trabalho – seja em qual segmento for -, diferenciais são a alma do negócio. Nenhum ramo é inexplorado, mas sempre é possível descobrir uma nova forma de interagir com o público e surpreendê-lo ao oferecer um serviço ou produto já existente na concorrência.

Não se trata de tentar reinventar a roda (tarefa impossível tanto na vida quanto na TV), mas de encontrar maneiras de decorá-la, destacá-la e, principalmente, anunciá-la.

É como a Jequiti, campeã de vendas de Silvio, que, ao invés de somente investir em bons perfumes, acrescenta a eles um nome famoso e os transforma nos “perfumes das estrelas”.

Mesmo de férias, Silvio não larga totalmente o trabalho
Mesmo de férias, Silvio não larga totalmente o trabalho (Imagem: Reprodução / SBT)

4) Esteja sempre presente

Um velho ditado diz que “o olho do dono engorda o boi” e os diretores do SBT sabem que Silvio Santos segue esta frase à risca, participando de praticamente todas as decisões que envolvem a emissora.

Embora possua uma equipe especializada no assunto, Silvio é centralizador e comanda cada aspecto do canal, que atualmente possui um custo infinitamente menor do que o da rival Record e ainda assim mantém audiência muito semelhante à dela.

Um bom líder sabe receber conselhos e delegar tarefas, mas também precisa estar presente no dia a dia da empresa, impondo sua marca pessoal, supervisionado colaboradores e acompanhando a reação dos clientes, que, no caso de Silvio, são seus telespectadores.

Seja democrático, mas não entregue seus empreendimentos a outrem. Acima de qualquer outra pessoa, seu negócio precisa de você!

Versão digital de Silvio anima o seu programa aos domingos
Versão digital de Silvio anima o seu programa aos domingos (Imagem: Divulgação / SBT)

5) Alie tradição e modernidade

Em pleno ano de 2020, Silvio Santos ainda não sabe (ou finge não saber) quem são Valesca Popozuda e Anitta, e tampouco possui página oficial no Facebook ou no Instagram.

As principais atrações de seu programa são idênticas às de décadas atrás, assim como suas gírias, bordões, corte de cabelo e visual. Engana-se, porém, quem acha que o dono do SBT é antiquado.

Diariamente, Silvio incorpora itens modernos a suas tradições, tais como o recente microfone, que deixou de ocupar o seu terno e passou a ser uma delicada haste em seu rosto.

O humor ácido – repleto de piadas joviais e frases de duplo sentido – também rejuvenescem a imagem do veterano, que ainda inspira os mais jovens, gera memes e alcança grande repercussão nas redes sociais que nunca utilizou.

Especialistas dizem que as maiores empresas do mundo são aquelas que mantêm intactas fórmulas que deram certo, mas nunca se fecham para o futuro, aliando, na medida certa, a comodidade da tradição com a ousadia da modernidade.

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