Conselho de Enfermagem expõe atitude no caso Klara Castanho para apurar vazamento

Klara Castanho
Klara Castanho desabafou sobre ter sido abordada por enfermagem que fez ameaça (Imagem: Reprodução / Instagram)

O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) revelou neste domingo (26) que vai apurar a denúncia de Klara Castanho sobre vazamento de informações sigilosas. Em seu relato, ontem (25), a atriz afirmou que teria sido abordada por uma enfermeira, que teria ameaçado divulgar para a imprensa o seu caso.

publicidade

A artista, cabe lembrar, contou ao público os detalhes da entrega para adoção de bebê fruto de um estupro, após ser alvo de comentários nas redes sociais e de colunistas.

Segundo a famosa, enquanto ainda estava sob efeitos de anestesia, em hospital de São Paulo, após dar à luz criança, ela revelou que foi tratada com indiferença pela equipe médica que a atendeu, sobretudo por uma enfermeira.

publicidade

Veja Também

“O Coren-SP, assim como a sociedade brasileira, tomou ciência neste final de semana da situação exposta por atriz, que menciona, em uma carta aberta, ter sido alvo de ameaça de uma enfermeira e a seguinte confirmação por colunista da imprensa a respeito de informações sobre a entrega para adoção de um bebê fruto de um estupro. Compete ao Coren-SP apurar as situações em que haja infração ética praticada por profissional de enfermagem e adotar as medidas previstas no Código de Processo Ético dos Conselhos de Enfermagem (Resolução Cofen nº 370/2010)”, declarou o Conselho.

O órgão ainda decretou: “Nesse sentido, o conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos. O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria. Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados”.

Klara Castanho faz denúncia forte

Em seu depoimento publicado em seu perfil no Instagram, a jovem estrela de novelas da Globo e de produções do streaming contou com detalhes o ocorrido no hospital:

No dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: ‘Imagina se tal colunista descobre essa história’. Eu estava dentro de um hospital, um lugar que era para supostamente para me acolher e proteger”.

publicidade

Ela ainda contou que foi surpreendida por mensagens de jornalistas ao ser encaminhada para seu quarto no hospital. “Quando cheguei no quarto já havia mensagens do colunista, com todas as informações. Ele só não sabia do estupro. Eu ainda estava sob o efeito da anestesia. Eu não tive tempo de processar tudo aquilo que estava vivendo, de entender, tamanha era a dor que eu estava sentindo. Eu conversei com ele, expliquei tudo o que tinha me acontecido. Ele prometeu não publicar”, comentou.

“Um outro colunista também me procurou dias depois querendo saber se eu estava grávida e eu falei com ele. Mas apenas o fato de eles saberem, mostra que os profissionais que deveriam ter me protegido em um momento de extrema dor vulnerabilidade, que têm a obrigação legal de respeitar o sigilo da entrega, não foram éticos, nem tiveram respeito por mim e nem pela criança. Bom, agora, a notícia se tornou pública, e com ela vieram mil informações erradas e ilações mentirosas e cruéis. Vocês não têm noção da dor que eu sinto. Tudo o que fiz foi pensando em resguardar a vida e o futuro da criança“, publicou, na ocasião.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

publicidade

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email luizfabio@rd1.com.br