Cena de “O Sétimo Guardião” em que Stefânia (Carol Duarte) se livra da gagueira, após ser engasgada, gerou protestos (Imagem: Reprodução / Globo)

A novela “O Sétimo Guardião” se viu no centro de uma polêmica na última semana. Tudo por conta de uma cena veiculada sábado passado (24), na qual Sampaio (Marcello Novaes) reagiu com violência às investidas da prostituta Stefânia (Carol Duarte). Após quase ser esganada por Sampaio, a moça, conhecida como “Lady Gaguinha”, se viu livre da gagueira.

O Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª Região – SP emitiu nota, na segunda-feira (26), a respeito da sequência. Na publicação, via Facebook, a entidade afirma “repudiar a perversidade com que a gagueira foi tratada pela Rede Globo no último dia 24 de novembro, durante a novela ‘O Sétimo Guardião’. A personagem Stefânia foi vítima de um estrangulamento e, como resultado do ato de extrema violência, foi “curada” da gagueira”.

O órgão classifica a cena como “irresponsabilidade que não pode ser justificada sob o argumento de ser uma “obra de ficção””. “O resultado do estrangulamento apresentado pela novela não só atribui um sentido positivo ao crime de agressão, como também reforça fundamentos não científicos e expõe as pessoas com gagueira a graves situações de violência que, eventualmente, já podem ser vivenciadas no seu cotidiano”, prossegue a nota..

Além de ressaltar a importância dos fonoaudiólogos, o Conselho salienta que a “Rede Globo utiliza uma concessão pública e deve agir com responsabilidade diante da sociedade civil. Iremos tomar medidas para exigir que seja feita uma retratação que possa minimizar esse grave equívoco. As pessoas com gagueira devem ser tratadas com respeito e não violência”.

O Conselho Federal de Fonoaudiologia também se posicionou sobre o caso, alegando que não se pode incentivar a sociedade a acreditar na “ideia de que o susto e práticas violentas como a surra ou o “bater na cabeça com colher de pau” são práticas aceitáveis”. “Gagueira não tem graça, tem tratamento”, conclui a entidade; a Globo não se manifestou, oficialmente, a respeito.

Recomendados para Você:

COMENTÁRIOS - Interaja Você Também! ⬇

Os comentários aqui não refletem a opinião do site e seus autores. Está opção de comentário NÃO publica automaticamente nada em seu Facebook, fique tranquilo!