Contratada pela Record, Carolina Ferraz anunciou prisão de Edir Macedo na Globo em 1992

Carolina Ferraz
Voz de Carolina Ferraz informou aos brasileiros sobre prisão de Edir Macedo em 1992 (Imagem: Reprodução / Globo)

Contratada pela Record para ser a nova apresentadora do Domingo Espetacular, Carolina Ferraz participou involuntariamente de um dos momentos mais críticos da vida de Edir Macedo, o dono da emissora e líder da Igreja Universal do Reino de Deus.

Em 24 de maio de 1992, quando comandava o Fantástico, na Globo, ao lado de Celso Freitas e Doris Giesse, a atriz e apresentadora anunciou em primeira mão a prisão do bispo, que estava sendo acusado pelo Ministério Público por crimes de estelionato, charlatanismo e curandeirismo. O momento não consta em vídeos publicados na internet, mas não foi apagado da memória de Macedo.

Na biografia O Bispo: A História Revelada de Edir Macedo (2007), escrita por Douglas Tavolaro, o episódio é descrito como uma perseguição por parte Globo, que já estava com uma equipe de reportagem a postos na porta da delegacia para registrar o momento exato da prisão do líder religioso.

As imagens foram ao ar no Fantástico do mesmo dia, que teve a seguinte manchete na voz da atriz Carolina Ferraz, então apresentadora do programa: ‘O criador da Igreja Universal do Reino de Deus está na cadeia! O bispo Edir Macedo foi acusado de estelionato e charlatanismo'”, relata o texto.

A biografia cita este momento como o primeiro grande golpe da Globo contra a Record, que após ser comprada pelo dono da IURD enfrentava um processo burocrático na Justiça para adquirir os direitos de concessão, o que só viria a acontecer no final daquele ano.

“Edir Macedo na prisão era sinônimo de caminho aberto para quem ambicionava tomar a Record”, diz o documento, citando supostas disputas de poder pelo canal.

PRÓXIMA MATÉRIA→

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.

RECEBA NOTIFICAÇÕES GRÁTIS