Copa América indica avanço do SBT no esporte e na audiência

SBT
Lucas Paquetá, destaque da Seleção Brasileira na Copa América; torneio elevou audiência do SBT (Imagem: Reprodução / SBT)

Após várias polêmicas, a Copa América 2021 chega ao fim neste sábado (10). O grande destaque do torneio deste ano, sem dúvidas, foi a transmissão feita pelo SBT. Historicamente, a Globo era a responsável por exibir o campeonato na sua programação, mas a emissora de Silvio Santos fechou contrato com a Conmebol e garantiu os direitos, mesmo em meio às críticas – motivadas especialmente pelo apoio de Jair Bolsonaro à aquisição. Mas será que tal aposta configurou realmente um acerto para o canal?

O principal ponto positivo para o SBT foi a possibilidade de cravar de uma vez por todas para o mercado publicitário que é capaz de transmitir torneios esportivos – após um “apagão” de décadas sobre o tema e de falta de investimentos no setor. A prova disso é que, com o fim da Copa América, a emissora volta a sua atenção para a Libertadores 2021 (que já fechou as 6 cotas de patrocínio), Champions League, Supercopa da Uefa e a Europa League. Tudo isso com um “gás” diferente e novos telespectadores…

Pensando no quesito audiência, a direção do canal de Silvio Santos também não pode reclamar. Apesar de não ter dado muita dor de cabeça para a Globo nos últimos dias, o campeonato fez o SBT alcançar resultados que há muito tempo não via na Grande São Paulo.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira – mesmo dia em que Tiago Leifert substituiu Fausto Silva no Domingão –, a emissora ficou na vice-liderança e anotou uma média de 14 pontos e pico de 16,1. Na ocasião, o número fez o canal paulista crescer quase 60% aos domingos.

Dias depois, no jogo do Brasil contra o Peru, a Copa América marcou 12,6 pontos de média e 15,2 de pico. Considerando somente as quintas-feiras, foi a melhor audiência na faixa horária desde 20 de setembro de 2018, quando o canal de Silvio Santos marcou 13,5 de média.

Com a Seleção diante da Colômbia, o futebol no SBT garantiu 13,1 pontos de média, 17,8 de pico e 18% de share (participação no número de televisores ligados). No dia 27 de junho, a equipe de Neymar e companhia enfrentou o Equador em jogo que amealhou 10,7 pontos, 14 de pico e 17,9% de share.

Brasil x Chile, por sua vez, garantiu para a rede da família Abravanel 11,6 pontos, 15,3 de pico e 17,6% de participação. Já na semifinal, em que o time de Tite voltou a enfrentar o Peru, a emissora teve 13,5 pontos e 17,3 de pico. Ou seja, comparando com a semana anterior, cresceu 125% na faixa horária do jogo.

O melhor desempenho do torneio até aqui ocorreu na última terça-feira (6), no jogo Argentina x Colômbia, válido pela semifinal. O canal ficou na segunda posição isolada, mas por vários minutos superou a audiência da Globo e ocupou o topo do ranking da TV aberta.

Calendário

A Globo vai exibir a primeira temporada de Ilha de Ferro, original Globoplay, entre os dias 9 e 20 de agosto. A informação é da Folha de S. Paulo. Com isso, a volta de Verdades Secretas ao vídeo foi adiada para o dia 24. Caso a emissora mantenha o plano de esticar a novela na edição, dos 64 capítulos originais para 74, o término ficará para 31 de dezembro. E a programação especial de fim de ano, se é que teremos, como fica?

Vale conferir 1

Programa Silvio Santos
Gretchen em participação no Porta da Esperança; quadro é revisitado pelo Programa Silvio Santos de amanhã (11) (Imagem: João Batista da Silva / SBT)

O Programa Silvio Santos mantém, amanhã (11), o resgate de clássicos apresentados pelo “patrão”. O Show de Calouros com Gabriela Rivero, a professora Helena, no auge do sucesso da mexicana Carrossel por aqui, integra o pacote. Também a dança, digamos, exótica de Gretchen no Porta da Esperança, meme desde as priscas eras da internet. Ainda, a homenagem para Carlos Alberto de Nóbrega no Em Nome do Amor, o cantor Daniel em quadros do Topa Tudo por Dinheiro e Mara Maravilha versus Sérgio Mallandro no Show do Milhão.

Vale conferir 2

Bem-sucedida atração das manhãs de domingo da TV Aparecida, o Terra da Padroeira destaca amanhã, a partir das 9h, uma entrevista com Mary Galvão. A veterana do sertanejo fala sobre o fim da dupla As Galvão após 74 anos de estrada; a parceira e irmã Marilene, acometida por Alzheimer, não se recorda mais das letras da dupla – que eternizou a canção Beijinho Doce.

Vou te levar…

Também neste domingo, às 22h, a MTV dá início à exibição do documentário Chorão – Marginal Alado. A trajetória do vocalista da banda Charlie Brown Jr, da música ao vício, passando pela paternidade e os trabalhos sociais, é revisitada através de depoimentos de familiares e amigos como Serginho Groisman. A exibição se estende para segunda-feira (12) e terça-feira (13), também às 22h.

MAIS LIDAS

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›