Cortes na Globo devem atingir autores; apenas medalhões serão poupados

Globo
Walcyr Carrasco, um dos medalhões da Globo, será poupado dos cortes no time de autores, segundo jornalista (Imagem: Divulgação / Globo)

O processo de reestruturação pela qual a Globo passa, com dispensas de apresentadores, atores e jornalistas, deve atingir também os roteiristas. De acordo com informações do colunista Flávio Ricco, do portal R7, a emissora deve restringir o time de autores com contratos fixos a medalhões. Dentre eles, três nomes de êxito em diversas faixas horárias: Glória Perez, João Emanuel Carneiro e Walcyr Carrasco.

Nos demais casos, apenas quem estiver com projeto aprovado deverá seguir sob contrato. Hoje, na fila das 18h, estão Alessandro Marson com Thereza Falcão (Nos Tempos do Imperador), Alessandra Poggi (Além da Ilusão) e Denise Bandeira com Gilberto Braga (Feira das Vaidades).

Às 19h, Daniel Ortiz (Salve-se Quem Puder), Mauro Wilson (Quanto Mais Vida, Melhor!), Cláudia Souto (Cara e Coragem) e Gustavo Reiz. E às 21h, Manuela Dias (Amor de Mãe), Lícia Manzo (Um Lugar ao Sol) e Bruno Luperi (Pantanal), além de João Emanuel Carneiro (Olho Por Olho) e Glória Perez.

Ainda segundo Ricco, o time do Zorra vem perdendo valores; há dúvidas acerca do futuro do humorístico, que pode ser incluído no esquema de temporadas em 2021. A medida adotada com relação aos roteiristas indica também a ampliação do espaço para produtoras independentes, responsáveis, especialmente, por séries.

Cabe lembrar que, apesar dos cortes, a Globo segue como a maior produtora de conteúdo relacionado à dramaturgia – e, por consequência, a que emprega mais profissionais do setor. No SBT, a única novela está suspensa por tempo indeterminado; todos os trabalhos do gênero estão restritos à equipe de Íris Abravanel, mulher de Silvio Santos. Na Record, Cristianne Fridman responde por tramas contemporâneas, enquanto poucos nomes assinam os folhetins bíblicos.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.