O SBT está muito preocupado com os índices de audiência de A Caverna Encantada e a direção já não esconde a preocupação. A meta é recuperar o público infantil que atualmente vive no streaming, mas como?
Com 4,3 pontos de média geral após 9 semanas no ar, A Caverna Encantada está atrás de Força de Mulher, novela turca exibida pela Record. A trama da concorrente tem batido um recorde atrás do outro no Ibope.
A pergunta que o SBT tem feito é como encontrar o público perdido ao longo dos últimos 4 anos. Crianças, adolescentes e jovens acompanham TV, mas as opções são muito maiores na comparação com 2012, quando a emissora apostou no remake de Carrossel, projeto que abriu as portas para a atual era de tramas infantis.
Abaixo, você confere como o SBT assegurou índices históricos de audiência com suas novelas infantis e como a mesma emissora queimou cartuchos quando deveria poupar e pensar no futuro das suas produções.
Carrossel
Carrossel estreou no dia 21 de maio de 2012 com 13,0 pontos de audiência. O recorde foi alcançado no segundo capítulo, quando a novela bateu 15,0 pontos.
Ao longo de 62 semanas, a emissora de Silvio Santos (1930-2024) apostou na história das crianças da Escola Mundial e da professora Helena (Rosanne Mulhollan).
Com 14,6 pontos como recorde de média semanal, o remake da produção mexicana encerrou sua primeira passagem pelo SBT com 12,4 pontos de média geral.
Chiquititas
O SBT ficou tão satifeito com o resultado de Carrossel que apostou em outro remake, desta vez de Chiquititas. A trama foi encerrada após 545 capítulos, sendo uma das maiores produções da história da TV.
Lançada no dia 15 de julho de 2013, a novela infantil foi cercada de mistério e confusão envolvendo as órfãos do Orfanato Raio de Luz.
A trama estreou com 14,0 pontos e teve média geral de 11,0 pontos. A produção ficou no ar por 109 capítulos. Assim como Carrossel, o melhor resultado foi 15,0 pontos no ibope da Grande São Paulo.
Cúmplices de Um Resgate
Com tanto tempo no ar, Chiquititas deu margem suficiente para o SBT escolher sua substituta e mais uma vez um remake foi definido: Cúmplices de Um Resgate.
A trama sobre as irmãs gêmeas interpretadas por Larissa Manoela entrou em cena no dia 3 de agosto de 2015 e logo de cara consolidou 15,0 pontos de audiência.
A novela oscilou ao longo de 71 semanas entre 10 e 14 pontos de audiência, mas deu susto no SBT quando bateu apnas 5 pontos na semana do Natal. Na média geral, Cúmplices de Um Resgate somou 10,9 pontos.
Carinha de Anjo
As três primeiras produções foram apostas de peso do SBT, assim como Carinha de Anjo, que começou na programação em 21 de novembro de 2016. A expectativa era enorme por melhores índices no Ibope.
Preocupada com a Record, a emissora da família Abravanel teve números melhores com “Carinha” na comparação com Cúmplices de Um Resgate. A estreia rendeu 14,0 pontos de audiência.
Com 15,0 pontos como melhor resultado, Carinha de Anjo acumulou 10,5 de média geral. As 4 produções infantis do SBT chamaram a atenção pelo cuidado com o público infantil, que ainda era fã da TV aberta.
As Aventuras de Poliana
A partir da história estrelada por Sophia Valverde, o SBT deixou um pouco de lado os dramas infantis e começou a investir em tramas para o mundo adolescente. As Aventuras de Poliana, que apostou em influenciadores no elenco, começou com 15,0 pontos de média na estreia.
O público se apaixonou de cara pela trama, que chegou aos melhores índices desde que o SBT passou a investir no gênero. Com 17,0 pontos, a novela As Aventuras de Poliana provocou festa na emissora.
Na vontade por mais audiência, o SBT queimou alguns cartuchos perante o público. A mesma trama que começou em alta em maio de 2018, terminou com índices abaixo dos 10 pontos em julho de 2020.
Poliana Moça
A pandemia de Covid-19 provocou uma série de mudanças no dia a dia dos canais de TV. O SBT demorou para lançar sua primeira novela inédita após a crise sanitária.
Poliana Moça estreou praticamente um ano depois do fim de As Aventuras de Poliana, em março de 2022. O público infantil migrou para o streaming e o canal de São Paulo não teve capacidade de reverter a situação.
A versão 2.0 da história da menina criada pela tia rendeu 9,0 pontos na estreia e teve média geral de 6,2 pontos. A crítica reprovou a história, que aparentemente foi pensada para tapar um buraco na faixa nobre.
A Infância de Romeu e Julieta
O SBT jogou todas as fichas na nova história de Íris Abravanel. A Infância de Romeu e Julieta foi vendida como uma história tão envolvente quanto Carrossel e Chiquititas, mas ninguém comprou a ideia.
Lançada no dia 8 de maio de 2023, A Infância de Romeu e Julieta estreou com 6,0 pontos de média, teve como melhor resultado 7,0 pontos de audiência e média geral de 4,3 pontos.
Ao longo de 67 semanas, o SBT acendeu o alerta vermelho em diversas ocasiões. O público infantil desistiu da obra, que sem história para contar como a trama anterior, andou em círculos. O pior resultado foi 3 pontos.
A Caverna Encantada
A Caverna Encantada deu o pontapé na missão de recuperar o público perdido da faixa nobre do SBT em 29 de julho deste ano, mas até o momento o trabalho não chegou perto do desejado.
A novela estreou na casa dos 4,0 pontos e até o momento não superou a barreira dos 5,0 pontos. Ainda assim, a nova aposta da emissora já alcançou 4,3 pontos de média geral, o mesmo índice da antecessora.
O SBT não definiu a novela substituta pelo longo caminho que A Caverna Encantada precisa percorrer. Com 9 semanas no ar, o folhetim tem previsão de chegar ao fim após 70 semanas.
Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].