Cubanos polemizam e tomam atitude contra filme com Wagner Moura da Netflix

Netflix
Wagner Moura está no elenco do filme Wasp Network: Rede de Intrigas, da Netflix (Imagem: Reprodução / Netflix)

A Netflix lançou há uma semana o filme Wasp Network: Rede de Intrigas, mas já está dando o que falar. Isso porque milhares de cubanos exilados em Miami, na Flórida, exigem que a plataforma retire o longa-metragem do seu catálogo.

Um abaixo-assinado foi criado pela comunidade na plataforma Change.org. Segundo a revista Veja, pessoas infelizes com a representação dos personagens retratados no filme, inspirado em fatos reais, tomaram a atitude de criar o documento.

A comunidade exilada cubana exige que a Netflix retire o filme do catálogo, porque ele defende espiões de Castro, assassinos condenados nos Estados Unidos; e retrata José Basulto como “um Capo” e os cubanos envolvidos na ajuda [aos refugiados] como terroristas”, afirma a petição.

Wasp Network é baseado no livro Os Últimos Soldados da Guerra Fria, do escritor brasileiro Fernando Morais. O filme narra a infiltração de espiões do ditador Fidel Castro entre grupos terroristas e de traficantes de drogas exilados em Miami, na década de 90.

José Basulto, citado na petição, é o fundador de uma organização sem fins lucrativos chamada Irmãos ao Resgate, de ajuda humanitária a refugiados da ditadura, que teria tentado articular atentados em Havana.

O longa-metragem é estrelado por Penélope Cruz, a cubana Ana de Armas, o mexicano Gael García Bernal, o venezuelano Edgar Ramírez Arellano, o brasileiro Wagner Moura, o argentino Leonardo Sbaraglia – que interpreta José Basulto –, e o chileno Pedro Pascal.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.

ALERTAS GRATUITOS