Cultura abre vantagem na audiência sobre a RedeTV! na Grande São Paulo

Cultura

Joyce Ribeiro à frente do Jornal da Tarde de quinta-feira (27); Cultura bate RedeTV! e assume quinta colocação de audiência na Grande São Paulo (Imagem: Reprodução / Cultura)

A Cultura é a atual quinta colocada, com ampla vantagem, no ranking de audiência das emissoras de TV aberta. A emissora vinculada ao governo paulista superou, “em definitivo”, a RedeTV! – a briga desta atualmente é com a Gazeta. Dados da Grande São Paulo obtidos pela coluna, entre segunda e quinta-feira desta semana (24 a 27), atestam tais informações.

Na média 24 horas, a Cultura atingiu 0,7 ponto ante 0,3 da RedeTV! na segunda e na quinta. Na terça (25), 0,7 contra 0,4. O placar mais apertado se deu na quarta (26): 0,6 diante de 0,4. A Gazeta alcançou 0,2 ponto entre segunda e quinta.

A diferença aumenta consideravelmente quando desconsiderada a madrugada. Na média das 6h à 0h, 1 ponto para a Cultura frente 0,4 da RedeTV! na segunda e na terça. Na quarta, 0,8 versus 0,4; na quinta, 0,9 x 0,3. Nos dias em questão, a Gazeta oscilou entre 0,2 e 0,3 de média.

Cabe salientar também que, nas manhãs (6h à 12h), a Cultura vem superando a Band, ainda que nos décimos. Na última semana, o canal oscilou entre 0,8 e 1 ponto, enquanto a RedeTV! não passou de 0,2. Nas tardes (12h às 18h), enquanto a Cultura foi de 0,9 a 1,3 ponto, a concorrente se estabeleceu entre 0,5 e 0,7. À noite (18h à 0h), as duas emissoras se aproximam, algo em torno de 0,7 x 0,5.

A Cultura explora em sua grade desenhos e séries, além de jornalísticos. A estação vem ampliando investimentos na programação, com acertos como o da trupe do Casseta & Planeta para um semanal, aos sábados, e de Alberto Gaspar para um programa, ainda sem data de estreia, sobre o noticiário internacional. Em breve, Luiz Fernando Carvalho inicia a produção de uma série com Antonio Fagundes, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Maria Fernanda Cândido.

Conexão Brasil – Portugal

Novela de Elizabeth Jhin que a Globo exibiu em 2012, Amor Eterno Amor é a aposta da portuguesa SIC para manter os bons índices de Orgulho e Paixão (2018). A trama vai ocupar a faixa das 18h a partir da próxima terça-feira (1°). Em foco, a busca de Verbena (Ana Lúcia Torre) pelo filho perdido, Rodrigo (Gabriel Braga Nunes); contra tal objetivo, está a irmã dela, Melissa (Cássia Kis).

Aliás…

Por aqui, o Globoplay tem privilegiado produções da TVI, concorrente da SIC. Após Ouro Verde, trama vencedora do Emmy, já exibida pela Band – e com os brasileiros Gracindo Jr, Silvia Pfeifer e Zezé Motta no elenco –, o streaming contará com A Impostora, de António Barreira. O enredo acompanha as gêmeas Verônica e Vitória (Dalila Carmo); a primeira assume o lugar da outra para curar o sobrinho.

Vem aí

Reis

Fernando Pavão (Elcana) em Reis; nova novela da Record estreia em breve (Imagem: Edu Moraes / Record)

Eis Fernando Pavão como Elcana, em Reis, próximo folhetim bíblico da Record. O convite para a produção surpreendeu o ator. “Foi inesperado em um primeiro momento, muito por conta da minha caracterização. Por estar sem cabelo, eu achei que iria demorar para entrar em outro personagem. Mas, enfim, foi um convite quase irrecusável por ser um personagem muito bacana. E eu tive um mês para me desligar do Sheshi e poder encarar esse trabalho novo”, destaca ele, que saiu há pouco de Gênesis. Reis, de Raphaela Castro, deve estrear em fevereiro.

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.