Daniela Lima é alvo de fake news bolsonarista e Globo é obrigada a reagir

Paulo Carvalho

Revisado por: Luiz Fábio Almeida

26/06/2024

Daniela Lima
Daniela Lima é vítima de fake news e Globo se manifesta para protegê-la (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Daniela Lima acaba de se tornar vítima de uma fake news bolsonarista. Pela milésima vez, eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usaram a jornalista da Globo para espalhar mentiras.

A emissora da família Marinho usou o seu portal de notícias, o G1, para desmentir um vídeo que circula nas redes sociais que diz que Daniela teria admitido “esconder verdades” para proteger o Governo Lula.

A mensagem falsa tenta mudar o sentido de uma fala de Lima. “Um governo frágil, cercado por conflitos, que a gente já não consegue mais, Valdo Cruz, esconder”, diz.

Bolsonaristas têm usado legenda sensacionalista para inflamar os ânimos de todos: “Chama o VAR. Globo confessa que estava tentando. Quem poderia imaginar que a Globo esconde verdades em defesa do Lule”.

Trecho viralizado distorce fala de Daniela Lima

A verdadeira declaração de Daniela Lima se refere as políticos e aliados do governo. O conteúdo extraído é do programa Conexão, da GloboNews, do dia 12 de junho deste ano. 

O texto original deixa claro que Daniela Lima menciona a avaliação de aliados do governo. Ela reafirma isso no comentário, mas essa parte, como estratégia bolsonarista, foi cortada do vídeo mentiroso. 

Daniela Lima é um dos nomes mais usados por bolsonaristas para a criação de informações falsas. 

O Fato ou Fake, do G1, tem desmentido diversas notícias envolvendo o nome da âncora. Uma, por exemplo, garante que ela teria dito que Jair Bolsonaro venceu as eleições de 2022.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].