De “Fantasia” à Netflix: Relembre a carreira de Fernanda Vasconcellos

Fernanda Vasconcellos em “Haja Coração”, sua última novela na Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

Certamente você já ouviu falar em Fernanda Vasconcellos, 34. Embora jovem, a atriz é conhecida por grandes trabalhos e está na memória afetiva do público. Ela, que após anos com contrato fixo na Globo, resolveu desbravar a Netflix, onde já gravou duas séries, “3%” e “Coisa Mais Linda”, tem uma carreira eclética.

O que nem todos sabem é que a trajetória de Fernanda foi muito bem planejada e, até chegar ao posto de protagonista de novelas globais, ela precisou ralar. Isso porque a atriz começou como uma das “meninas” do extinto programa “Fantasia” (1998), do SBT. Lá se vão 20 anos, desde que seu rosto surgiu pela primeira vez na TV brasileira.

Depois disso, seu próximo passo foi também no SBT, e longe da dramaturgia. Vasconcellos foi assistente de palco de Gugu Liberato no auge do “Domingo Legal” (2000). Embora não tenha sido tão bem sucedida na função como suas sucessoras, Alessandra Scatena e Helen Ganzarolli, ela esteve ao lado do apresentador durante o período em que a atração era uma das maiores audiências do país.

Seus primeiros passos na dramaturgia da Globo foi já como protagonista. Em 2005, Fernanda foi escalada para protagonizar “Malhação” e teve pela frente a função de fazer o público não rejeitar a temporada que veio logo a seguir da maior audiência da história da novelinha teen, a da Vagabanda.

O sucesso na pele de Betina em “Malhação” foi tanto que ofereceu oportunidade para a atriz ter um papel de destaque na novela “Páginas da Vida” (2006), de Manoel Carlos. Ela deu vida a Nanda, a jovem que morre e deixa dois filhos gêmeos, aparecendo constantemente para eles, como fantasma. Na época, a personagem ficou conhecida como “Fantasminha”.

Já em 2007, Fernanda continuou no casting da Globo em papéis importantes. Na ocasião, foi a vez de participar de sua primeira novela das 18 horas, ‘Desejo Proibido”, de Walter Negrão.

A atriz tem também em seu currículo um dos maiores fiascos de audiência das novelas das 19 horas. Protagonista de “Tempos Modernos” (2010), sofreu na pele as constantes críticas por sua atuação discreta e acabou sendo levada pelo retumbante fracasso da trama de Bosco Brasil.

Mas no ano seguinte ela deu a volta por cima e novamente como protagonista. Em “A Vida da Gente” (2011), a atriz dividiu a emocionante história com Marjorie Estiano. No papel de Ana, ela emocionou o Brasil ao ficar em coma por anos e, ao acordar, perceber que sua vida estava completamente diferente.

Papel semelhante vivido em “Sangue Bom” (2013). Encarnando Manu, a irmã do bem de Amora (Sophie Charlotte), Fernandinha, como é conhecida pelos amigos, ganhou o coração de parte do público que torceu para que sua personagem terminasse com o galã da novela, o Bento, vivido por Marcos Pigossi.

Sua última participação em novelas da vênus platinada foi em “Haja Coração” (2016). Naquela ocasião, a atriz viveu sua primeira vilã e foi muito elogiada pela crítica e também pela audiência.

Agora, após ver sua carreira na TV ter se iniciado há 20 anos no SBT, num programa que não tinha nada de dramaturgia e com 11 anos de Globo, a atriz iniciou nova trajetória na série “3%”, da Netflix.

Saiba Mais:

Fernanda Vasconcellos desiste de participar de série de terror da Record

Fernanda Vasconcellos e Maria Casadevall integram elenco de série da Netflix

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.