Durante o painel sobre desigualdade na Brazil Conference at Harvard & MIT, Luciano Huck falou sobre um tema que se tornou um tabu no país: taxar as grandes fortunas. O famoso não se opôs ao tributo, mas não escondeu que o assunto seria visto como um problema.
VEJA ESSA
De acordo com o UOL, Luciano opinou: “Eu não sou contra [taxar fortunas], de jeito nenhum, mas quando você enxerga a colcha de retalhos que é a malha tributária brasileira, você vê a bagunça que ela é hoje. A gente tem que rever isso, a reforma [tributária] é super importante”.
“Não acho que tem que tributar a fortuna, mas a herança é importante. A gente tem que discutir a transferência”, pediu. Katia Maia, diretora-executiva da Oxfam Brasil, não aprovou o pensamento do contratado da Globo.
“Essa coisa de que a fortuna vai sair é relativa. Primeiro, o Brasil já tem um valor de evasão fiscal muito grande. Os auditores da Receita sobre mostram o quanto deixamos de arrecadar porque já há um investimento em paraísos fiscais”, alegou.
Em seguida, exemplificou: “Segundo, a taxação de fortunas, lucros e dividendos já existe lá fora. Se a pessoa vai deixar de colocar dinheiro no Brasil para colocar num país da Europa por exemplo, isso é taxado. Só dois países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico não taxam: Estônia e Brasil”.
Após o contraponto, Luciano mudou o tom. “Sinceramente falando, sou curioso e não sou técnico em tributação. O Brasil tributa quem tem menos, e não quem tem mais de maneira proporcional. O Brasil tem capacidade e gente competente em todas as áreas para dialogar sobre isso, para fazer um sistema tributário mais eficiente e progressivo”, argumentou.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.