De olho em diversidade, Globo anuncia nova diretora de criação e conteúdo

Globo

Globo anuncia nova diretora de criação e conteúdo: Samantha Almeida (Imagem: Divulgação / Globo)

A Globo anunciou nesta semana uma contratação de peso para o seu alto escalão. Trata-se de Samantha Almeida, que assume a direção de Criação de Conteúdo dos Estúdios Globo a partir deste mês.

Em comunicado, a emissora carioca ressaltou que a profissional é uma das principais lideranças femininas do Brasil ligadas à inovação e à diversidade no mercado de comunicação.

Em nova função, ela vai ser a responsável no setor de criação de conteúdo do entretenimento e também pela gestão das equipes de autores, pesquisadores e produtores de conteúdo da Globo.

Samantha Almeida tem em seu currículo a expertise na construção de narrativas plurais e uma bagagem com uma trajetória marcada por campanhas de forte eco social, com foco em temas como equidade de gênero e debate racial, o que lhe rendeu uma série de prêmios e reconhecimentos.

A nova diretora da Globo já foi, inclusive, jurada brasileira do Festival Cannes Lions na Categoria Entretenimento Lions e acaba der ser indicada ao Caboré de 2021 na categoria inovação.

Nome forte no mercado, ela também foi uma das homenageadas do Women to Watch em 2020 e eleita pelo MIPAD, organização parceira da ONU e da African Union, como uma das 100 afrodescendentes abaixo de 40 anos mais influentes do planeta, por suas colaborações no mercado de comunicação brasileiro.

“Sempre tive muita paixão pela construção das histórias e muito respeito pelas pessoas para quem as entrego. Toda a minha carreira, a minha visão de mundo é sobre isso: começar primeiro por um olhar empático e honesto para as pessoas, os sonhos, os medos, as belezas da vida das pessoas comuns, como eu”, disse a nova contratada do canal, em nota.

Ela completou: “Fazendo pontes, criando diálogo entre diferentes realidades. É muito desafiadora a oportunidade de fazer isso para um país múltiplo e com tantas histórias a serem contadas como o Brasil, combinada a potência de uma empresa como a Globo”.

“Ter vivido a última década trabalhando diretamente com narrativas digitais, integrando criatividade com dados e performance, aprendi a importância de ouvir para construir. Serve para ouvir a audiência, serve para ouvir a sociedade, os times, os parceiros”, declarou ainda ela.

Samantha tem uma vasta carreira. Ela é planejadora criativa com 20 anos de carreira no mercado de publicidade e comunicação. Até setembro, ocupou o cargo de liderança do Twitter Next no Brasil, área com foco em soluções locais e globais em parceria com anunciantes para o desenvolvimento de estratégias e campanhas criativas.

A nova diretora da Globo ainda teve passagens por áreas estratégicas de empresas como Ogilvy Brasil, Music 2/Mynd, Avon Brasil, The Estée Lauder Companies, Trifil & Scala e Levi Strauss Co.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]