Demitida após licença maternidade, repórter da Globo diz que foi afastada “por estar fora do padrão”

Marcela Mesquita
Marcela Mesquita desabafa após ser demitida por estar “acima do peso” (Imagem: Reprodução / TV Vanguarda)

Marcela Mesquita, jornalista há 12 anos na TV Vanguarda, afiliada da Globo em São José dos Campos, foi demitida na segunda-feira (10) após retornar ao trabalho depois do período de licença-maternidade.

Em seu perfil no Instagram, a profissional de comunicação compartilhou a notícias aos seus seguidores e agradeceu o apoio dos colegas de trabalho e espectadores que acompanharam sua trajetória ao longo dos anos. Durante o desabafo, ela, que ficou um período trabalhando internamente, como editora, relatou que foi afastada da frente das câmeras por estar “acima do peso”:

Agradeço pela parceria e, principalmente, por terem me dado a mão quando tiraram o meu chão. Quando fui afastada da reportagem por estar acima do peso, foram os meus amigos que não me deixaram cair. Os de lá e os de cá. Vocês que acompanham o meu trabalho também me ajudaram nessa caminhada mandando mensagens de carinho e mesmo não me vendo na TV, continuaram comigo. Obrigada!!!“.

Em entrevista ao UOL, Marcela confirmou a informação e afirmou que ficou longe das câmeras entre 2017 e janeiro de 2020. “Fiquei quase dois anos e meio na geladeira“, disse. “Na época, fui informada pela chefe de redação, Terezinha Almeida, que a direção tinha decidido me afastar porque eu estava ‘fora do padrão’, ‘acima do peso’. Foram esses os termos que usaram“, complementou.

Durante esse período, ela procurou ajuda de psiquiatra, psicólogo e nutricionista. A apresentadora só conseguiu autorização para apresentar o telejornal em março de 2020, após fazer alguns pedidos na direção. “Minha chefe disse que conversou com o Boni e eu iria voltar“. Marcela afirma que emagreceu mais de 15 quilos no período.

O canal em questão é de propriedade da família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, pai do famoso Boninho, diretor do BBB. Em março de 2019, uma outra jornalista, Michelle Sampaio, foi desligada da empresa, onde atuou como repórter e apresentadora por 16 anos, e destacou o mesmo motivo levantado por Marcela.

Numa mensagem publicada no Instagram e em contato com a coluna, na época, Michelle associou o afastamento à dificuldade que teve de emagrecer após uma gravidez. “Fui informada pela diretora de jornalismo que a emissora optou pelo meu desligamento por eu não ter atingido o objetivo, que era emagrecer”, contou, por telefone, ao UOL. “Meu talento não tem relação com meu peso“.

Confira:

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›