Depois da crise da Covid-19, Globo cresce 19% em receita publicitária em 2021

Globo

Globo aumenta receita publicitária após temporada difícil (Imagem: Divulgação / Globo)

A receita da Globo caiu em 2020 por causa da pandemia do coronavírus, mas cresceu no ano passado. No balanço financeiro divulgado pelo canal na última quinta-feira (31), a empresa de comunicação apresentou receita líquida de R$ 14,4 bilhões em 2021.

O número mostrou uma recuperação importante nos negócios da Globo, formado pela TV aberta (Globo), Globosat, Globo.com, Globoplay, Som Livre e G2C.

Em 2020, a receita líquida da GCP havia sido de R$ 12,523 bilhões, 11% a menos do que a apresentada em 2019. O valor conquistado de R$ 14,4 bilhões foi maior que a receita líquida alcançada pelo grupo em 2019, quando conseguiu R$ 14,1 bilhões.

Holding da Globo garante bilhões em 2021

Em reportagem do Valor Econômico, a GCP ampliou o faturamento em 19% com publicidade. Em 2020, o valor arrecadado foi de R$ 7,5 bilhões.

No ano passado, segundo o Valor Econômico, a comercialização de espaços publicitário em suas empresas foi de aproximadamente R$ 8,92 bilhões.

“O investimento em conteúdo e tecnologia se relaciona com a confiança e o otimismo que temos com as receitas de publicidade e assinaturas, que vão continuar crescendo este ano, apesar das incertezas com o cenário político e a guerra”, disse Manuel Belmar, diretor-geral de finanças da Globo.

“A Covid trouxe tantos eventos extraordinários que optamos por mostrar [no balanço] os resultados reais e fazer as explicações em notas ou em comunicados de imprensa. Estamos entrando 2022 livres desses impactos, então a comparação [trimestral e anual] vai ficar melhor a partir de agora em relação aos números pré-pandemia”, completou.

A boa reação da trama veio em meio aos investimentos na programação, com a chegada de três novelas inéditas e do BBB 2021, responsável por altos índices de audiência.

O executivo disse que 2022 “vai ser um marco para” a emissora dentro dos compromissos com a agenda ESG, com temas ambientais, sociais e de governança corporativa.

No começo deste ano, a holding emitiu um bônus de US$ 400 milhões, que substituiu a maior parte das dívidas vencíveis da empresa em 2025 e 2027.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.