Deputado do PL aciona PGR contra Bebel Gilberto após polêmica em show

Bebel Gilberto
Bebel Gilberto é alvo de ação de político do PL após ato contra a bandeira brasileira (Imagem: Reprodução / Instagram)

Bebel Gilberto se tornou alvo de uma ação do deputado federal Sanderson, do PL. O político acionou a Procuradoria-Geral da República depois que a cantora viralizou em um vídeo em que pisa e até arrisca passos de samba sobre a bandeira do Brasil.

publicidade

O momento ocorreu em um show da artista nos Estados Unidos. Segundo a Veja, o parlamentar alega na representação que a ação herdeira de João Gilberto está tipificada no crime contra símbolo nacional. A conduta está prevista na Leu nº 5.700, de 1971, e é passível de multa que pode chegar a R$ 4.400.

“Nas imagens, observa-se que [Bebel Gilberto] recebe a bandeira do Brasil, a joga no chão e começa a sambar em cima. Os gestos protagonizados pela representada também remetem ao movimento de quem usa o pavilhão nacional como pano de chão”, analisa.

publicidade

Veja Também

“A bandeira, assim como o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional são considerados como símbolos do país, sendo passível de punição quando ultrajados ou destruídos em público”, expõe.

O deputado encerra a manifestação com uma solicitação clara a Augusto Aras, procurador-geral da República, que as medidas cabíveis sejam adotadas contra Bebel Gilberto.

Sanderson explica ainda que a ação na PGR e não na Justiça comum é motivada pelo fato do suposto crime ter sido cometido fora do território nacional.

Bebel Gilberto pede desculpas por ato contra a bandeira brasileira em show nos EUA

Por meio do seu perfil no Instagram, Bebel Gilberto afirmou que não cometeria o erro, “porque se tivesse tido tempo de raciocinar teria me ocorrido que eu estava entregando de presente para a extrema-direita uma imagem com a qual poderiam destilar o seu ódio repugnante e o seu falso patriotismo”.

publicidade

A cantora relatou que, “imediatamente depois, porém, me dei conta de que a bandeira também pertence a todos os brasileiros e me desculpei com o público”.

Confira:

publicidade

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.