O último capítulo de “O Sétimo Guardião”, da Globo, recebeu inúmeras críticas na web. O desfecho, porém, foi defendido por Silvio Cerceau, o escritor que enfrenta Aguinaldo Silva na Justiça, reivindicando a autoria da novela – a primeira sinopse do folhetim foi concebida em uma MasterClass ministrada por Silva, da qual Cerceau participou. Em seu Instagram, Silvio enalteceu o final e o trabalho do autor, sem citar Aguinaldo.
“Sobre o final de ‘O Sétimo Guardião’. Não foi tão horrível como estão dizendo. Essa chuva de críticas soa como implicância. Dentro do contexto da trama contada o final foi bom. Já virou mania nacional criticar final de novela, principalmente os haters. Nesses últimos anos não teve uma novela que agradou no último capítulo; até mesmo ‘A Força do Querer’, que foi um sucesso, teve críticas no último capítulo. Seja das 6, 7 e 9“, escreveu ele na legenda de um print do folhetim, com o tradicional “fim”.
“Só quem escreve uma novela sabe o quanto é árduo tentar agradar a todos. Muitos ditos escritores e roteiristas que ninguém sabe quem são estão destilando críticas, minha sugestão é: então façam melhor. Fica esse desafio“, concluiu Cerceau, que foi questionado nos comentários. “Tanta briga na justiça por uma novela que com certeza a Globo vai querer esquecer“, disse uma seguidora. “Você foi o primeiro a criticar a novela e o final foi sem nexo, muito ruim“, escreveu outro.
O entrevero entre Aguinaldo Silva e Silvio Cerceau teve início quando a Globo autorizou a produção de “O Sétimo Guardião”. A emissora acabou adiando a estreia, de maio para novembro de 2018, enquanto o autor estabelecia um acordo com seus alunos pela cessão dos direitos. Por fim, “Guardião” creditou os 26 participantes do projeto, no encerramento, sob os dizeres “sinopse desenvolvida pelo autor Aguinaldo Silva com a colaboração dos alunos do curso MasterClass”.
Confira a publicação:
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.