Desgastado, The Voice muda para continuar igual

The Voice
Claudia Leitte, escalada para The Voice +; novo formato recorre a técnicos de sempre e evidencia estagnação (Imagem: João Cotta / Globo)

A Globo confirmou nesta sexta-feira (23), em evento para o mercado publicitário, a produção do The Voice +. Trata-se da segunda franquia do formato em exibição às terças e quintas-feiras. A primeira, Kids, também é candidata à nova temporada em 2021. Levar a terceira idade para o palco é interessante. E necessário. Trata-se de um público que precisa de, e merece, visibilidade. Mas de nada adianta mudar os calouros se todo o resto continua igual…

Boninho, diretor artístico do talent show, anunciou as presenças de Cláudia Leitte, Daniel e Mumuzinho como técnicos. Há um burburinho acerca da contratação de Emicida, único novato entre os já conhecidos jurados da atração.

O The Voice é um formato engessado. Candidatos sobem ao palco, mentores trocam olhares e expressões de assombro ou euforia, duas ou mais cadeiras viram… Tem início então uma “guerrinha” cujas armas são a adulação do participante, as “provocações” entre os técnicos e os argumentos mais estapafúrdios para convencer o participante por esse ou aquele time. Todo esse jogo de cena faz parte do jogo, entendo. Agora, se não há possibilidade de mexer na receita, por que não testar, ao menos, outras marcas para os mesmos ingredientes?

Dos técnicos escolhidos, apenas Daniel me parece ter afinidade com o perfil dos novos candidatos. Porém, a postura dele enquanto dono da cadeira já é conhecida. Bem como a de Cláudia Leitte, cujas piadas se repetem ano após ano. E mesmo a de Mumuzinho, que substituiu a colega na fase final do último The Voice Kids. Calouros mais experientes não poderiam ter o suporte de técnicos tarimbados, na música e na vida, tais quais eles?

Certa vez, trocando ideias com a querida Cristina Padiglione, ela me chamou atenção para a alegoria necessária ao The Voice. Os mentores precisam “pavonear”. Compreensível, perante a audiência e o amor e ódio que suscitam nas redes sociais.

Mas Fafá de Belém, 64 anos, compreende o misancene tanto quanto Claudia Leitte. Djavan, 71, ou Oswaldo Montenegro, também 64, possuem a calmaria de Daniel. Alceu Valença, no auge dos seus 74, tem domínio absoluto do palco, tal qual Carlinhos Brown – jurado no The Voice Brasil e na edição com menores. Fábio Jr (66) e Sidney Magal (70), galãs de várias gerações, trazem, guardadas as devidas proporções, o apelo comercial de Ivete Sangalo. Alcione (72) é queridinha da web, assim como Iza.

Para oxigenar o formato – e impulsionar a audiência que rareou em 2020 –, a Globo e a equipe do The Voice precisam fugir do óbvio. Se há a intenção de enaltecer o público 60+, por que não usá-lo do palco às cadeiras? Competência e relevância, todos os citados, escalados ou sugeridos pela coluna, têm. O “mais do mesmo” é obra, única e exclusiva, de quem produz. Compete a estes fazer diferente para não ampliar a impressão de desgaste que o talent show tem hoje.

The Voice
Mateus Carrieri de volta à sede de A Fazenda 2020 após a roça da última quinta-feira (22); reality bomba em audiência e repercussão (Imagem: Reprodução / Record)

Falando nisso…

Pedra no sapato do The Voice Brasil, A Fazenda 2020 dominou o Twitter com a roça da última quinta (22). O reality conduzido por Marcos Mion gerou 1,7 milhão de tweets no mundo – volume maior que o contabilizado pela estreia, em 8 de setembro, de 1,1 milhão. Um dos maiores picos de conversas se deu no momento em que Mateus Carrieri reencontrou os amigos na sede, após a eliminação da “vilã” desta edição, Luiza Ambiel.

The Voice
Chris Flores no Triturando deste sábado (24); atração cobre lacuna aberta por Maisa Silva no SBT (Imagem: Gabriel Cardoso / SBT)

Enquanto a Globo já pensa em 2021 e a Record desfruta do êxito de A Fazenda, o SBT lança neste sábado (24), 18h50, mais uma edição do Triturando. O programa de hoje traz uma homenagem a Chris Flores, aniversariante do dia. Cabe lembrar que a atração vem beliscando a vice-liderança, mais pelo insucesso das reprises de Escrava Mãe (2016) e Os Mutantes – Caminhos do Coração (2008) na Record do que por mérito.

Primeira novela a retomar a exibição de capítulos inéditos – na próxima quarta-feira (28), 20h30 –, Amor Sem Igual vai promover encontro entre membros de seu elenco e seguidores da página da trama no Instagram por meio de lives. Seis atores participam da ação, respondendo às questões dos fãs: Isadora Cecatto e Matheus Costa na segunda-feira (26), Bárbara França e Guilherme Dellorto na terça (27) e Day Mesquita e Rafael Sardão na quarta. Sempre às 18h.

The Voice
Mariana Godoy entre Kell Smith, Carla Vilhena e Jéssica Duarte, segunda eliminada do reality show Bar Aberto, no Melhor Agora de segunda-feira (26) (Imagem: Isabela Gadelha / Vibra)

Também na segunda, Mariana Godoy recebe os ex-Globo Carla Vilhena e Márcio Canuto no Melhor Agora, 22h45. Aliás, a produção de elenco da Band está de parabéns! O próximo episódio do MasterChef, na terça, vai reunir as cantoras Joelma e Naiara Azevedo, o duo Anavitória e Rogério Flausino, vocalista do Jota Quest.

The Voice
Resgate de onça em meio aos incêndios no Pantanal marca novo especial do CNN Séries Originais; estreia acontece neste domingo (25) (Imagem: Reprodução / CNN Brasil)

Já o CNN Séries Originais deste domingo (25), 19h15, destaca a série Expedição Pantanal. Serão quatro episódios, batizados de Terra, Água, Ar e Fogo. Como não poderia deixar de ser, o primeiro destaca as queimadas na região, o trabalho dos brigadistas e o resgate da onça pintada Amanaci. Trabalho do repórter César Rosati.

The Voice
Fátima Bernardes com o mesmo figurino em duas edições do Encontro; ação comercial abastece cofres da Globo (Imagens: Reprodução / Globo)

Fátima Bernardes repetiu o look nas edições de segunda (19) e terça (20) do Encontro. Haters, certamente, pensaram: “Ah lá, a Globo falindo!”. Lamento informa-los, mas a mesma peça de roupa em dois programas seguidos serviu para injetar dinheiro nos cofres da emissora. Tratava-se de uma ação da Electrolux voltada para o movimento de consumo consciente Mesmo Look do Dia. A campanha, desenvolvida pela DPZ&T e com desdobramentos em anúncios e ações nas redes sociais, integra o lançamento da Máquina de Cuidar Electrolux, que lava, seca e promove maior durabilidade das roupas através de sensores inteligentes.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.