A audiência da TV nos Estados Unidos passou por uma transformação nos últimos anos, marcada pela ascensão das plataformas de streaming e a consequente queda da TV aberta norte-americana.

Em julho de 2022, pela primeira vez na história, os americanos passaram mais tempo assistindo a conteúdos no streaming do que na televisão tradicional.
Segundo dados da Nielsen, o streaming representou 34,8% do tempo total de visualização, superando a TV a cabo (34,4%) e a TV aberta (21,6%).
Em julho de 2023, a audiência da TV linear (que inclui TV aberta e a cabo) ficou abaixo de 50% nos EUA: 38,7% no streaming, 29,6% na TV paga e 20% na TV aberta.
Esporte salva a TV aberta dos EUA
Apesar do crescimento do streaming, os esportes ao vivo continuam sendo um dos principais atrativos da TV aberta. Em 2023, a NFL foi responsável por 93 das 100 transmissões mais assistidas nos EUA.
Enquanto nos EUA o streaming já ultrapassou a TV em audiência, no Brasil a televisão aberta ainda detém uma parcela significativa do público, especialmente em regiões com acesso limitado à internet.
O crescimento de plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay indica uma tendência semelhante de migração.
A TV aberta representou aproximadamente 62% da audiência total em março de 2024, ante 20,1% do streaming, no Brasil.

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].