Colaboração: Reuber Diirr
VEJA ESSA
Um dos homens fortes da diretoria do SBT, Richard Vaun falou com exclusividade ao RD1 durante o Teleton 2019. Ele deu a entender que Silvio Santos vai, sim, participar do encerramento da maratona em prol da AACD. Também avaliou a crise financeira que assola o Brasil. E revelou a aquisição de um novo formato para a emissora, com lançamento previsto para abril.
Sobre Silvio, Vaun adiantou: “Eu falei com ele ontem (25), por telefone, e a voz dele está normal. Eu estava na França porque fui a procura de novos formatos. Quando voltei na segunda-feira (21), realmente, ele me ligou e falou que estava meio resfriado. Mas, normal…”.
Richard também deu sua versão para a predileção de Silvio para o encerramento, em detrimento da abertura do evento: “Eu li na internet que as pessoas falam assim: ‘Silvio não vai abrir o Teleton’. Já faz uns dois anos que ele não faz [a abertura]. Eu acho que como ele não grava mais às sextas-feiras – ele grava terça-feira, quinta-feira e sábado, dia sim, dia não –, então pra ele vir aqui na sexta, acho que é um pouco fora da rotina. Não sei, nunca perguntei isso pra ele…”.
Sobre a busca por novos formatos no exterior, Richard Vaun adiantou novidades, mas deixou um mistério no ar. “É um formato que vocês vão gostar. É um reality, acho que vocês vão gostar… Tem que esperar até abril. Tem que começar a produzir; estamos na fase de aquisição ainda. O [Fernando] Pelegio (diretor artístico) vai anunciar daqui uns dois meses…”, revelou.
Cabe lembrar que o SBT está envolvido em negociações com Dony de Nuccio, jornalista que deixou a Globo recentemente, após passagens por noticiários da GloboNews e pela bancada do Jornal Hoje.
A respeito das demissões ocorridas recentemente, como a da repórter Kallyna Sabino, Richard foi categórico: “É uma readequação do mercado. A Rede Globo, todas as emissoras, estão tentando ver um aproveitamento melhor dos recursos. Tanto o talento dos funcionários quanto os recursos financeiros, porque, realmente, eu não trabalho desse lado, mas me disseram que a arrecadação deu uma caída, uma queda na parte financeira”.
“O governo federal em todas as emissoras não está investindo tanto quanto fazia antes. Eu acredito que ano que vem temos eleições, vai voltar um pouco. Mas realmente é um outro presidente, [Jair] Bolsonaro é um, [Michel] Temer era outro. Se melhor ou pior, isso não cabe falar”.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.