Dublador da animação Cavaleiros do Zodíaco, o ator Araken Saldanha morreu na última quinta-feira (9), aos 92 anos. A informação foi confirmada ao público por meio de uma publicação de Francisco Brêtas, que trabalhou ao lado de Saldanha na dublagem do anime.
VEJA ESSA
No Facebook, Brêtas desabafou sobre a morte do amigo e colega de profissão. “Nosso amado Araken Saldanha (Mestre Ancião, Space Ghost) acaba de se encantar e voltar pras estrelas. Te amo muito, amigo”, disse.
Entre os trabalhos mais conhecidos de Araken no mundo da dublagem estão Cassius e Mestre Ancião, de Cavaleiros do Zodíaco, em 1990. Foi a 1ª voz de Balrog em Street Fighter II Victory, e o Soldozer, em Solbrain.
Em 2000, o dublador reviveu os personagens do anime na Saga de Hades. O artista também deu voz a Hailah, o Imperador da Terra de Shurato, ao Dragão de Seis Estrelas de Dragon Ball GT, e Shendu de As Aventuras de Jackie Chan, além do Dr. Zoidberg, de Futurama e o Space Ghost.
No mundo das novelas, Araken Saldanha esteve envolvido em A Cor da Sua Pele (1965), de Wálter George Durst, exibida pela TV Tupi na faixa das 19h, e Há Sempre o Amanhã (1960).
Confira:
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].