Lilia Cabral (Griselda / Pereirão) em Fina Estampa; edição especial da novela bomba na web (Imagem: Reprodução / Globo)
A julgar pela repercussão na web, a Globo acertou em cheio ao escalar Fina Estampa (2011) para a faixa das 21h – cobrindo a ausência de Amor de Mãe, com gravações suspensas por conta da pandemia de coronavírus. O primeiro capítulo, exibido nesta segunda-feira (23), chamou a atenção das redes sociais; especialmente, por conta da mudança na abertura.
VEJA ESSA
Até a última consulta do RD1, a tag #FinaEstampa ocupava o primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do país no Twitter, com mais de 30 mil tweets. Outros termos relacionados à novela de Aguinaldo Silva apareciam nos TrendingTopics Brasil: a protagonista Griselda / Pereirão (Lilia Cabral), Antenor e seu intérprete Caio Castro, a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) e os atores Malvino Salvador (Quinzé) e Marco Pigossi (Rafael), hoje fora da emissora.
Boa parte dos comentários, porém, foram destinados à abertura. A Globo substituiu a vinheta na qual as gêmeas Adriana e Alyne Villardi desfilavam em um cômodo repleto de espelhos – inspirada em Brilhante (1981) – por uma espécie de caleidoscópio, como se as imagens da abertura original estivessem duplicadas e invertidas. No logo, a emissora acrescentou os dizeres “edição especial”.
O primeiro capítulo de Fina Estampa trouxe Griselda indo até a faculdade do filho Antenor para levar anotações que ele havia esquecido em casa; o rapaz a enxotou do recinto. No mesmo dia, a heroína foi chamada à casa de Tereza Cristina, para efetuar reparos na rede elétrica. Enquanto ela fazia o conserto, Antenor chegou à residência para o aniversário de Patrícia (Adriana Birolli), sua namorada, filha da perua.
Confira:
Assassinaram a abertura de Fina Estampa pic.twitter.com/HzBpFpwQqU
— Alef de Lima (@limaalef) March 24, 2020
O QUE FIZERAM COM A MINHA ABERTURA #FinaEstampa pic.twitter.com/4BtWgjKw2X
— nico no #BBB20 (@niconatv_) March 24, 2020
CADE A MINHA MODELO DESFILANDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO #FinaEstampa pic.twitter.com/WnHFgaqTtz
— nico no #BBB20 (@niconatv_) March 24, 2020
Quando você aperta um monte de tecla junto e sem querer ativa um atalho pra tirar o brilho da imagem https://t.co/okyyWBvI2v
— #ETC (@epictimechat) March 24, 2020
abertura horrivel, a original não tem nem comparação puts globo você me prometeu #FinaEstampa pic.twitter.com/3ZsLZwfcNB
— joão ansioso para os 34 years da dill ? (@jupiterdill) March 24, 2020
PETIÇÃO PRA GLOBO COLOCAR A ABERTURA ORIGINAL AGORA! #FINAESTAMPA pic.twitter.com/dmBJeB8yAB
— LUX A DAMA DA LUZ (@luxdemaciaa) March 24, 2020
dia 8 da quarentena: chorando pelo pereirão #FinaEstampa pic.twitter.com/cF8WSAAv8X
— nico no #BBB20 (@niconatv_) March 24, 2020
Em 2011 ou 2020, Sempre uma satisfação ver José Antenor se fuder publicamente #FinaEstampa pic.twitter.com/3dR46CLm1P
— Isa ? Dora (@isadoraortizc) March 24, 2020
dia 8 da quarentena: chorando pelo pereirão #FinaEstampa pic.twitter.com/cF8WSAAv8X
— nico no #BBB20 (@niconatv_) March 24, 2020
Eu assistindo essa cena com 9 anos / Eu assistindo essa cena com 17 anos #FinaEstampa pic.twitter.com/VFafK1guRf
— samy ?? (@samyraspfc) March 24, 2020
NOSSA!,como eu lembro o quanto eu odiava o Antenor por ele ter vergonha da mãe Griselda #FinaEstampa pic.twitter.com/gpGMxq3qSP
— FIQUEM EM CASA CRLH! (@euJordancruz) March 24, 2020
PRIMEIRO CAPÍTULO E EU JA TO ME SEGURANDO PRA NÃO DAR UNS BONS TAPA NA CARA DO CAIO CASTRO, QUE INSUPORTÁVEL AAAAAAAAAAAA #FinaEstampa pic.twitter.com/KrqD7YTq1x
— alissonnnnn (@alissonhr_) March 24, 2020
Antenor: aqui ela não pisa mais
Griselda pisando
Antenor:
#FinaEstampa pic.twitter.com/jdszV6YBa8
— thelma (@vamosthelma) March 24, 2020
sophie charlotte e marco pigossi esbanjam química, tanto que repetiram par em sangue bom. lendas! #FinaEstampa pic.twitter.com/nHOnTSqsgN
— joão ansioso para os 34 years da dill ? (@jupiterdill) March 24, 2020
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.