Os brasileiros conseguiram. Depois de memes e uma grande força-tarefa, Envolver alcançou nesta sexta-feira (25) o 1º lugar no ranking das mais ouvidas do mundo, segundo a plataforma de música Spotify. Às 8h, a música de Anitta acumulava 6,39 milhões de reproduções.
VEJA ESSA
O reggaeton, lançado em novembro passado, que é cantado em espanhol, viralizou nas redes sociais, longe dos holofotes e sem investimento tradicional. Tudo aconteceu depois que internautas criaram desafio com a coreografia da canção, que inclui dançar na posição de prancha.
Na quinta-feira (24), quando o hit chegou no segundo lugar no ranking das mais ouvidas, vários usuários das redes sociais comemoraram o sucesso da cantora com memes e em clima de Copa do Mundo.
“O brasileiro acorda, toma um gole de café, vê a posição de ‘Envolver’ nos charts, dá mais uns plays e vai trabalhar”, disparou um internauta. “O Brasil não se une desse jeito desde que o Neville Longbottom chamou o Neymar de patético”, afirmou outro, lembrando quando o ator do filme Harry Potter fez um comentário sobre o brasileiro.
Anitta chegou a aproveitar a oportunidade para agradecer o empenho em uma publicação no Twitter: “Gente… nunca vi o Brasil tão unido. Passada. OBRIGADA”.
A canção superou Heat Waves, da banda britânica Glass Animals, que ontem estava na primeira posição e acumula 3,946 milhões de execuções. Plan A, de Paulo Londra, subiu para a segunda posição, com 3,559 milhões de reproduções.
Anitta entra para a história
Antes de Envolver, a funkeira havia alcançado a 18º posição no Top Global com Vai Malandra, em 2017. Agora ela é a primeira brasileira na história a entrar no Top 10 do Spotify Global. Foi preciso uma semana desde que ela saiu do 9º lugar na última sexta-feira (18) para chegar no Top 1.
Quando chegou no Top 5, Anitta até brincou que já podia se aposentar: “Se eu quiser aposentar agora eu me aposento, já fiz o que podia e o que não podia. Se quiser aposentar, eu posso… Calma, eu disse que ‘se eu quiser’. Não disse que eu vou, mas que poderia”.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]