Órfãos da Terra chega ao fim nesta sexta-feira (27) deixando um clima de saudade não só pelos telespectadores, como também por parte do elenco da trama que abordou o drama dos refugiados de países em situações vulneráveis no Brasil.
VEJA ESSA
Após 220 dias de gravações, que renderam 160 capítulos, os atores chegam ao fim deste trabalho com a sensação de dever cumprido. A parceria entre toda a equipe ao longo de quase um ano de projeto já é motivo de comemoração, como apontou o intérprete do protagonista Jamil, Renato Góes.
“Criamos um ambiente de criação e arte muito sadio. Posso dizer que foi um grande privilégio dar vida ao Jamil. Esse foi o meu quinto trabalho com o Gustavo Fernandez, diretor que eu admiro tanto, e o meu quarto com a Duca e a Thelma, autoras que nos presentearam com uma história atual e necessária. É o fim de um ciclo e o início de outros. Estou muito feliz com o resultado que conseguimos”, afirma o ator.
Para as autoras, o folhetim das 18h chegou aos seus momentos decisivos com um saldo positivo. “Estou muito feliz com este trabalho. Acredito que conseguimos lembrar ao público que somos a soma de muitos”, diz Thelma Guedes.
Já Duca Rachid, acredita que o sucesso do enredo vem da humanidade dos seus personagens. “‘Órfãos da Terra’ carregou a mensagem de que não existem fronteiras geográficas que limitem a nossa capacidade de nos colocarmos no lugar do próximo. Mais do que brasileiros, congoleses, sírios ou libaneses, somos todos cidadãos desse planeta. Mostramos o que o nosso povo tem de melhor, que é a tradição em acolher, nossa vocação para tirar das adversidades lições de vida e de superação, além, é claro, do nosso reconhecido bom humor. Acredito que o público se conectou com os dilemas, romances e tramas da novela”, analisa.
Intérprete de Laila, a atriz Júlia Dalavia descreve a personagem principal como uma mulher forte: “Laila lutou por amor, não se abateu diante dos problemas e ameaças que sofreu, mesmo quando tudo estava em jogo. Em paralelo, colaborou com a luta dos refugiados por meio do seu canal da internet, o que reforçou ainda mais o propósito da personagem”.
Outra artista que roubou a cena na novela foi Alice Wegmann na pele da vilã Dalila, que veio ao Brasil com o intuito de destruir Laila e Jamil para vingar a morte do seu pai Aziz Abdul (Herson Capri).
“Dalila teve diversas chances de se redimir e encontrar um novo sentido para sua vida. Porém, se manteve magoada e presa à rejeição de Jamil. Não conseguiu encontrar um novo caminho, mantendo o ódio e a necessidade de buscar o que ela considerava justo até o fim”, lamenta.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.