O caso envolvendo Vini Jr segue dando o que falar. Um dia depois do racismo sofrido pelo jogador, Elisa Veeck fez um desabafo na abertura do Live CNN, na CNN Brasil, nesta segunda-feira (22).
VEJA ESSA
A âncora falou a respeito de que os brancos precisam ser antirracistas, além de não ser racista. Ela ainda pediu a colaboração de todos para quebrar esse problema.
“Você tem que combater. O que o caso de Vini Jr na Europa diz sobre nós? O que diz nós, brasileiros, com a nossa população sendo majoritariamente preta e parda, mas sendo tratada como se fosse minoritária”, disse a jornalista.
Ela ainda destacou que, nas escolas, aprendemos que 60% é mais da metade e lembrou que o caso do brasileiro, jogador do Real Madrid, foi o assunto mais comentado em todo o planeta no Twitter.
“O que eu, mulher branca, entende de racismo. Uma branca falando sobre isso? Sim, uma branca falando sobre isso, porque nós brancos agredimos. Não temos que projetar no preto a responsabilidade de termos que nos ensinar”, apontou a jornalista da CNN Braisl.
Elisa Veeck ainda garantiu: “O preto não quer ser professor de um problema que todo mundo sabe que existe. Vá você, branco, ler e se informar… a não ser que você seja mais um a negar a dor que existe no outro”.
Luciana Barreto também falou sobre o caso e se emocionou em telejornal da CNN.
Ver essa foto no Instagram
Vídeo de Elisa Veeck chama a atenção
Nas redes sociais, Elisa compartilhou o vídeo do desabafo que fez na CNN Brasil e vários internautas reagiram. Uma pessoa declarou que a jornalista foi “perfeitamente cirúrgica”.
Outro comentou que fica feliz de ter a comunicadora como uma inspiração e agradeceu a ela por mostrar que a profissão do jornalista pode fazer a diferença.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]