Em 2021, Fórmula 1 perde metade da audiência da Globo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1 eleva a média da Band, mas perde audiência no país (Imagem: Reprodução / Band)

Com transmissão da Band, a Fórmula 1 chegou ao fim no domingo (12) com Max Verstappen como o mais novo campeão mundial. O piloto da Red Bull Racing enfrentou inúmeras batalhas com o seu principal rival, Lewis Hamilton, piloto da Mercedes, e levou a melhor.

Enquanto os pilotos se estranharam nas pistas ao redor do mundo, a Band fez um trabalho épico. O adjetivo foi colocado em roda de conversas entre pilotos brasileiros, críticos e amantes do esporte.

Na audiência, a emissora foi bem, mas nada comparável aos números da Globo. A queda nos números foi de 55% em São Paulo e de 75% no Rio de Janeiro.

Ainda assim, a Liberty Media, detentora dos direitos comerciais da Fórmula 1, viu a situação com bons olhos. O motivo? A TV da família Saad trouxe mais público para a competição.

Mesmo com bons índices de audiência, a Globo não conquistou tanto engajamento com a Fórmula 1 como a Band conquistou em 2021. A Liberty adorou esse fôlego extra.

Fórmula 1 (Band x Globo) em São Paulo

Em 2017, a Globo atingiu 9 pontos de média ao longo da temporada. Foi o ano que Sebastian Vettel, da Ferrari, e Lewis Hamilton, da Mercedes, disputaram o título.

Em 2018, a briga entre os pilotos deu ao canal a mesma audiência, assim como em 2019 e 2020. Em 2021, com a disputa entre Hamilton e Verstappen transmitida pela Band, a média foi de 4 pontos.

Fórmula 1 (Band x Globo) no Rio de Janeiro

Em 2017 e 2018, a Globo assegurou 8 pontos de média. Em 2019, ano marcado pela chegada de Charles Leclerc na Ferrari, a audiência cresceu para 9 pontos.

Em 2020, o índice voltou para o patamar de 2018. Em 2021, com o início da transmissão na Band, a Fórmula 1 no país anotou apenas 2 pontos.

A Band se mostrou interessada na renovação do contrato para 2023 e adiante e abriu uma primeira conversa com representantes da Liberty Media antes do fim da temporada 2021.

Gostou do conteúdo? Siga @rd1oficial no Instagram e RD1.com.br no Facebook para acompanhar as últimas notícias dos famosos.

MAIS LIDAS

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›