Os principais canais de TV perderam audiência nos últimos três anos. Muito pela influência da pandemia, Globo, Record e SBT viram uma parcela dos seus telespectadores migrar para o streaming, que teve o seu boom no terceiro ano desta década.
VEJA ESSA
Em fevereiro de 2020, na faixa das 18h, um mês antes do início da pandemia da Covid-19, a soma de Globo, Record, SBT, Band, RedeTV!, TV Cultura e TV Gazeta era de 45,9 pontos, segundo Flávio Ricco, do R7.
Outros canais tinham 2,1 pontos de audiência no período, longe da TV paga, dona de 8,4 pontos. Ao todo, 63% dos aparelhos eram sintonizados no final da tarde.
Audiência da TV muda e Globo, Record e SBT vivem dilema na faixa das 18 horas
Três anos depois, tudo mudou. Na mesma faixa de horário, as emissoras caíram para 38 pontos, com 58% de participação. Diante de apenas 1,5 dos outros canais, 5,1 da TV por assinatura e 10,9 pontos do streaming.
Vale ressaltar que as três maiores emissoras do Brasil, com o acréscimo da Band, não promoveram grandes mudanças no horário.
A emissora líder segue dedicada aos folhetins inéditos, a vice-líder aos programas policiais e a rede de Silvio Santos com foco em produções mexicanas.
Em números individuais, no horário das 18h, a Globo encontrou público e voltou aos 20 pontos com Amor Perfeito. A Record, com o Cidade Alerta, se manteve em segundo lugar, com 7/8 pontos, seguido por SBT e Band, empatados em 4 pontos.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].