Em 4 capítulos de “Por Amor”, Globo corta uma “Malhação”

Por Amor
Cena de “Por Amor” na qual Eduarda (Gabriela Duarte) atira Laura (Vivianne Pasmanter) na piscina foi atenuada na edição do “Vale a Pena Ver de Novo” (Imagem: Reprodução / Globo)

A julgar pela audiência dos primeiros capítulos, e pela repercussão nas redes sociais, a segunda reprise de “Por Amor” (1997) em “Vale a Pena Ver de Novo” irá se configurar em sucesso absoluto. Mas, como acontece com praticamente todo folhetim reapresentado na faixa, a novela de Manoel Carlos não sairá ilesa da ilha de edição. Dos quatro primeiros capítulos, a Globo “tesourou” uma “Malhação”, praticamente.

Dos 62 minutos do capítulo de estreia – com o encontro de Atílio (Antonio Fagundes) e Helena (Regina Duarte) em Veneza –, foram exibidos cerca de 50 no “Vale a Pena Ver de Novo”. Já o segundo, destacando a volta de Helena e sua filha, Eduarda (Gabriela Duarte), ao Brasil, foi reduzido de 45 para 38. O terceiro, com a descoberta da mocinha sobre o acidente do noivo, Marcelo (Fábio Assunção), contou 45 minutos, ante 53 do original.

O corte mais nítido se deu nesta quinta-feira (2), na cena em que Eduarda atira sua rival Laura (Vivianne Pasmanter), de cadeira de rodas, na piscina. A sequência foi atenuada, implicando na redução dos 55 minutos originais para 49 na reprise. Somados, os minutos perdidos de “Por Amor” dão 33, o que configura, praticamente, um capítulo de “Malhação – Toda Forma de Amar”.

Cabe lembrar que a Globo vem mantendo os ganchos de “Por Amor” – a cena final de cada capítulo –, tal qual em 1997. A novela também tem sido exibida sem abertura e intervalos. E, devido a classificação indicativa, “livre para todos os públicos”, as cenas deverão sofrer novos cortes, adequando o conteúdo da trama, produzida para a faixa das 20h, ao período vespertino.

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.