A Globo se meteu numa situação preocupante diante de sua mais recente crise de audiência no horário nobre. Após sete anos, o canal da família Marinho viu a média do público entre 4 e 24 anos cair pela metade. Ao mesmo tempo, a participação do público com mais de 60 anos e menor poder aquisitivo subir.
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Sem nenhum programa infantil há quase 10 anos, a Globo saiu de 4,2 pontos de média diária em 2017, das 7h às 24h, no PNT (Painel Nacional de Televisão), entre crianças de 4 e 11 anos, para 2,6 em 2023. Trata-se de uma queda de 2,2 pontos.
Globo tem problema de público após 7 anos
Na faixa de 12 a 17 anos, a queda foi de 4,8 pontos em 2016 para 2,4 pontos em 2023. O mesmo foi registrado na faixa de 18 a 24 anos. Na média, a Globo perdeu 1 ponto a cada três anos no segmento da população brasileira.
Entre 25 e 34 anos, a audiência ficou estável até 2020, mas de lá para cá o interesse da faixa pela programação da Globo começou a cair. O mesmo resultado válido para o pessoal de 35 a 49 anos, segundo o Notícias da TV.
Entre os maduros, os números não foram diferentes. Na faixa de 50 a 59 anos, a emissora fez 9,7 pontos em 2017. Em 2022, a média foi de 9,1. Entre os maiores de 60 anos, a audiência saltou de 10,8 para 12,1 em 2022 e 11,2 em 2023.
O poder de consumo para o maior público do canal diminuiu. As classes A e B despencaram de 6,8 pontos em 2017 para 5,5 pontos em 2022 e 4,9 pontos em 2023. A classe C (7,2 em 2018 para 6,0 em 2022) também fez diferença.
O público D e E teve uma reviravolta importante para a atual fase da Globo: de 8,3 pontos em 2016 para 9,5 pontos em 2020 e 8,5 pontos em 2022. Neste ano, a média está em 7,9 pontos até março.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].