A TV Cultura preparou uma programação especial para comemorar seus 50 anos de existência. Ao todo, serão 20 estreias e mais de 800 horas de novos conteúdos exibidos a partir das próximas semanas no canal, que hoje, é a melhor emissora do Brasil em qualidade de programação, segundo pesquisa do instituto britânico Populus.
Em comemoração ao cinquentenário, a emissora exibe o “Cultura.50”, cinco documentários que contam década a década a história da emissora, com depoimentos de personalidades marcantes que fizeram parte dos principais programas. Em “Trajetórias”, série biográfica, nomes como Jerry Adriani, Agnaldo Rayol, Ângela Maria, Caçulinha, Solano Ribeiro, Ferreira Gullar, Ricardo Cravo Albin, Ronnie Von, Wanderléa e Wanderley Cardoso, que estiveram envolvidos com o canal, falam em entrevistas inéditas.
A renovação da grade começa com cultura brasileira. Apresentado por Renata Simões e curadoria de Patrícia Palumbo, o “Escala Musical”, em 13 episódios, trará entrevistas feitas em pontos marcantes da cidade de São Paulo com nomes como Fafá de Belém, Tetê Espíndola, Anavitória, Maria Alcina, Chico César, Odair José, Otto, Luiza Possi, Claudio Zoli, Lira, Karol Conka e Fernanda Abreu.
Em maio, tem a volta do “#Provocações”, agora sob o comando de Marcelo Tas. Ajustado ao mundo digital, a atração beberá e muito da fonte das edições exibidas sob a batuta de Antônio Abujamra. Já “O Musical”, reality sobre teatro musical apresentado por Jarbas Homem de Mello, está no ar desde 7 de abril.
Há também a terceira temporada de “Tá Certo?”, com Warley Santana, que comanda divertidos bonecos. Eles concorrerão à uma competição de perguntas e respostas, e surgirão em um novo cenário, com referências ao universo tecnológico.
No jornalismo, o “Vitrine Brasil”, com André Vasco e Cassiana Strasburg, será voltado à regionalidade, onde pelo país, mostrará personalidades, histórias e peculiaridades do povo brasileiro. O “Agrocultura”, terá matérias do repórter Bruno Faustino, comentários do agrônomo Xico Graziano, e trará curiosidades do campo e números de safras e cotações, apresentados por Amanda Valeri.
Também estará de volta o “Opinião Nacional”, com Ana Paula Couto, com a proposta de se aprofundar em temas que estão em alta. O “Jornal da Cultura 1ª Edição” terá novos cenários, nova apresentação, mais entrevistas em estúdio, e tempo ampliado na grade para 45 minutos.
Em tecnologia e educação, haverá as séries “Desafiando a Ciência” e “Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre Ciências” são parcerias com a BBC. Há a faixa “Fronteiras do Pensamento”, que entrevista pensadores, filósofos e escritores, e a nova temporada do “Inspira.Mov”. Há ainda uma temporada inédita do “Rota da Inovação”, gravada no Vale do Silício, e do “Futurando”.
Outras várias produções produzidas pela BBC também terão espaço no canal. E na faixa “Sala de Cinema”, criada em parceria com a Spcine, 36 longas de ficção e documentários, sendo 10 inéditos em qualquer plataforma de exibição e os outros 26 nunca veiculados na TV pública, serão exibidos.
Para as crianças, há as séries do Gloob, “Valentins” e “Porto Papel”. Outra novidade é o programa Casakadabra, que reúne um grande elenco em uma história envolvente, tendo como cenário uma casa repleta de magia, humor e fantasia. Há também uma nova temporada do “Momento Papo de Mãe”, com Mariana Kotscho e Roberta Manreza. “Sessão Animal” e “Planeta Terra” seguem vivas na grade com novas produções.
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.