Em crise sem fim, SBT perde para a Band na média da tarde e acende alerta

SBT

SBT vive maré baixa de audiência e fica atrás da Band em horário crucial para a briga para se manter em 3º lugar (Imagem: Reprodução – SBT – Band / Montagem – RD1)

Não falta argumento para apontar o SBT na maior crise de audiência desde a sua criação em 1981. O canal acaba de sofrer um duro golpe para um veículo de comunicação que visa recuperar o público perdido a partir dos próximos meses.

Segundo dados aferidos pelo Ibope na Grande São Paulo, o SBT ficou atrás da Band na média da tarde, entre 12h e 18h, na última quinta-feira (28), com 2,7 pontos de média, diante de 2,9 da principal concorrente no horário.

No período, a Globo se manteve líder com 12,4 pontos, ante 8,8 das plataformas de streaming, 7,7 da Record, e 3,1 dos canais da TV por assinatura. Na sequência, 0,4 para a RedeTV!, que mais uma vez viu TV Cultura e TV Gazeta na cola.

Band vale ouro com esportivos e Brasil Urgente

Ao longo da programação, o que mais chamou a atenção foi o desempenho da dupla Jogo Aberto e Os Donos da Bola. O primeiro esportivo bateu 2,7 pontos de média e 7% de share (número de televisores ligados). O segundo chegou a 3,1 pontos e 7% de participação.

O Melhor da Tarde caiu para 1,8 ponto de média, mas a audiência imediatamente subiu para 3,9 pontos com o Brasil Urgente de José Luiz Datena, que nesta semana anunciou afastamento do programa para dois procedimentos cirúrgicos.

Em contrapartida, o SBT amargou 2,8 pontos e 6% de aparelhos sintonizados com Chiquititas. Pior ainda foi com Rebelde, responsável por 2,2 pontos e 5% de share. O Fofocalizando fez apenas 2,9 de média.

Os dados são consolidados pelo Ibope na Grande São Paulo.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].