Alinhada ao Governo Federal, a Record listou alguns erros do “superministro” de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes. A emissora de Edir Macedo apontou alguns deslizes do titular do Ministério da Economia e exibiu a matéria dentro do Jornal da Record da última quinta-feira (23).
VEJA ESSA
Em uma mistura de editorial com reportagem, o telejornal aproveitou para fazer inúmeras críticas a Guedes. Após exibir a matéria sobre o programa Pró Brasil, o Jornal da Record apontou que a ação “aumenta a presença do Estado na economia”. Diante disso, “a ação expõe um enfraquecimento do ministro Paulo Guedes sobre as decisões econômicas”, explicou Clébio Cavagnolle.
O repórter ainda apontou que Paulo Guedes não marcou presença na anunciação do plano. “A ausência de [Paulo] Guedes sinaliza uma perda de poder daquele considerado um superministro”, avisou.
Para endossar os dados apresentados, o informativo mostrou um quadro com “5 erros de Paulo Guedes”, porém, as observações eram tantas que não couberam dentro de uma tela somente.
Cavagnolle, então, dissecou os dados: “O enfraquecimento de Guedes ficou mais evidente com a batalha contra o coronavírus. Para economistas, colegas de profissão de Guedes, o ministro demorou a tomar algumas decisões cruciais de enfrentamento à pandemia”.
Ainda na linha de tiro a Guedes, a reportagem entrevistou dois economistas que criticaram o ministro. Para Newton Marques, “a equipe dele não está preparada para um evento como esse”. De acordo com Vander Mendes Lucas, o ministro “menosprezou o impacto da pandemia para os pobres”.
O repórter, então, prosseguiu a reportagem, dizendo: “Um exemplo da falta de sensibilidade de Guedes com os mais pobres foi a recomendação para que o governo vete a ampliação de acesso a idosos carentes do Benefício de Prestação Contínua (BPC)”.
O jornalista ainda salientou: “Para piorar, a situação do ministro fica ainda mais desconfortável diante das recorrentes altas do dólar. Guedes, que por diversas vezes previu um controle maior sobre a moeda, errou em todas as projeções”.
A reportagem do Jornal da Record finalizou da seguinte maneira: “Não fez chegar a setores fundamentais para a economia, como empresas aéreas, o dinheiro prometido pelo governo”.
Veja:
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.